
Todas as paróquias de Bauru se unem, desde as 8h desta quinta-feira (19), para celebrar Corpus Christi com a tradicional decoração colorida de tapetes feitos com pó de serra e outros materiais, em ruas do Centro. A expectativa é reunir cerca de 3 mil fiéis durante a cerimônia religiosa, que começará na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus e será encerrada na Catedral do Divino Espírito Santo, na Praça Rui Barbosa.
Segundo o Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet), não há previsão de chuva neste feriado. Devido à atuação de uma massa de ar mais seco e frio, o tempo deverá permanecer estável, com céu claro a parcialmente nublado.
Marcada para ter início às 16h30, a missa campal na Paróquia Santa Teresinha será presidida pelo bispo diocesano dom Rubens Sevilha e contará com a presença de padres de todas as paróquias de Bauru. Após a comunhão, os fiéis sairão em procissão em um trajeto de cerca de um quilômetro de extensão, passando pelas vias ornamentadas, que são símbolo de Corpus Christi.
Após a missa campal, haverá a procissão com o Santo do Sacramento por volta de 17h30, passando pelas ruas Sete de Setembro, Gustavo Maciel e Primeiro de Agosto, explica o assessor eclesiástico da comunicação social da Diocese de Bauru, padre Alex Augusto Manoel de Souza.
De acordo com ele, o Samu, o Grupo de Operações de Trânsito (GOT) da Emdurb e a Polícia Militar estarão presentes para garantir a segurança de todos. Além disso, o evento contará com apoio do DAE, que fará distribuição de água durante o evento.
O percurso terminará na Catedral do Divino Espírito Santo, localizada na Praça Rui Barbosa, onde haverá a bênção do Santíssimo Sacramento. A expectativa é de que a solenidade seja encerrada por volta de 19h. Neste ano, segundo padre Alex, não haverá arrecadação de alimentos durante a celebração, visto que as doações foram realizadas antecipadamente, por meio de ações organizadas pelas próprias paróquias.
Na Diocese de Bauru, além da cidade, também celebram Corpus Christi os municípios de Agudos, Arealva, Avaí, Boraceia, Cabrália Paulista, Duartina, Fernão, Gália, Iacanga, Lucianópolis, Paulistânia, Pederneiras e Piratininga.