
O São José venceu o Taubaté por 2 a 0 na tarde deste domingo (15), no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos. Essa foi a partida de estreia dos dois times da região na Copa Paulista, torneio que vale vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Também foi o primeiro jogo de Marcelo Marelli no comando da Águia e de Rogério Henrique no comando do Burro da Central. E ainda foi o quarto Clássico do Vale neste ano, já que antes haviam se enfrentado três vezes pela Série A-2.
O último encontro havia sido no dia 19 de março, quando o Taubaté venceu por 1 a 0, nas quartas de final, e eliminou o maior rival. Assim, o jogo deste domingo também teve um gostinho de vingança para o torcedor joseense.
Agora, o Burro da Central volta a campo na sexta-feira (20), quando recebe o Santo André, às 19h30, no estádio Joaquinzão. E o São José joga no sábado (21), quando visita o São Caetano, a partir das 15h, no estadio Anacleto Campanella.
O jogo
No primeiro tempo, o Taubaté começou melhor e foi para o ataque primeiro que o São José. Inclusive, tinha mais posse de bola nos primeiros minutos, embora ninguém conseguisse finalizar a gol.
No entanto, o primeiro chute para valer foi da Águia, aos 16min, quando João Igor arriscou de longe e o goleiro Michel rebateu.
Em seguida, o Taubaté respondeu com mais perigo, quando Mayco Félix arrancou pela direita e cruzou para Igor Goularte, que recebeu livre, mas chutou em cima do zagueiro da Águia, que salvou quase em cima da linha.
Mas a Águia começou a se soltar e, aos 24min, Luis Gustavo, pela direita, bateu cruzado, a bola desviou na zaga e foi para escanteio.
Porém, aos 27min, saiu o primeiro gol do Clássico do Vale. Em arrancada pela esquerda, Rone bateu cruzado, rasteiro, e o goleiro aceitou: 1 a 0.
O jogo ficou mais intenso e o São José teve outras chances de ampliar. E, aos 37min, com Jordan, o Taubaté também assustou, em chute que passou por cima. Porém, ninguém mais conseguiu marcar e o intervalo ficou mesmo no 1 a 0.
Segundo tempo
Na etapa final, o São José voltou melhor e quase ampliou com Rone, que pegou na entrada da área e mandou uma bomba, por cima, com menos de um minuto.
Mas, aos 8min, o Taubaté respondeu e quase empatou com Igor Goularte. Ele recebeu pela esquerda, avançou e bateu cruzado para Gabriel Affonso defender. Em seguida, foi Mayco Félix quem chegou com perigo e, dentro da área, finalizou rasteiro para mais uma boa defesa do goleiro joseense.
Mas, a Águia tinha os contra-ataques e, aos 11min, conseguiu ampliar a contagem. Em bela arrancada de Luciano Oliveira pela direita, ele cruzou rasteiro e na medida para João Igor fazer 2 a 0.
O gol animou o São José que partiu para cima e quase marcou aos 16min com Vinícius Tanque. Ele recebeu na entrada da área, bateu sem muita força e Michel fez boa defesa.
Depois, o clássico seguiu morno, quando aos 28min houve um bate boca entre os jogadores. Mas, sem grandes consequências, além de um cartão amarelo para Jeferson Lima, do São José.
Nos minutos seguintes, o Taubaté adiantou a linha de marcação e tentou pressionar a Águia, mas sem tanta objetividade. E ainda ou viu gritos de 'olé' da torcida da Águia quando tocava na bola.
Ficha técnica
São José
Gabriel Affonso; Luis Gustavo, Paulo César (Guilherme Cerqueira), Gustavo Brandão e Fernando Júnior (Caíque Gelone); Jeferson Lima, Danilo Fidélis, João Igor e Luciano Oliveira (Gabryel Freitas); Rone (Bruno Camilo) e Vinícius Tanque. Técnico: Marcelo Marelli.
Taubaté
Michel; Pedrinho (Levi), Lucas Anselmo, Jordam e Udson; Matheus Claudino, Rick Sena (Ruan), Peloggia e Rafa Marcos (Victor Lima); Igor Goularte (Brandão) e Mayco Félix (Maycon). Técnico: Rogério Henrique
Gols: Rone, aos 27min do primeiro tempo; João Igor aos 11min do 2º tempo. Árbitro: Gustavo Holanda Souza. Data: domingo, 15 de junho de 2025. Cartões amarelos: Fernando Junior, Jeferson Lima (S); Jordan, Mayco Félix; Udson, Matheus Claudino (T). Público: 2984 pagantes. Renda: R$ 62.557