MILHÕES DE VIEWS

'Só não passa quem desiste', diz aluna da USP que viralizou

da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Arquivo pessoal
Bruna com os pais, Maria Veronica e Claudinei
Bruna com os pais, Maria Veronica e Claudinei

A emoção dos pais da estudante Bruna de Assis Ramos Salvador, 21 anos, ao receberem a notícia de que ela havia sido aprovada na Faculdade de Medicina de Bauru da Universidade de São Paulo (FMBRU/USP) comoveu usuários de Internet de diversas partes do País. O momento foi registrado e postado no TikTok e no Instagram e já rendeu mais de 4 milhões de visualizações e 500 mil curtidas.

Filha do pedreiro Claudinei Salvador e da confeiteira Maria Veronica de Assis Ramos, Bruna cursou o ensino fundamental e médio em escola pública. Até o ano passado, morava com os pais em sua cidade natal, São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo. Foi na casa da família em que o vídeo com a surpresa aos pais foi gravado em 22 de janeiro de 2025.

Nele, sua irmã, Bárbara, 28 anos, entrega a Claudinei e Maria Veronica um bolo do tipo "bentô" com a inscrição "Passei na USP!". Na sequência, Bruna surge com a testa e antebraços pintados com os dizeres "USP Medicina 2025". Emocionados, os pais choram. Claudinei ajoelha para agradecer a Deus e é abraçado pela filha, que também recebe o carinho da mãe.

"Eu sabia que eles iriam ficar muito felizes, mas não esperava toda aquela emoção. Ainda bem que tudo foi registrado", comenta a jovem. O vídeo já soma 4 milhões de visualizações e mais de 500 mil curtidas no TikTok e 173 mil visualizações e 13,7 mil curtidas no Instagram.

Nos comentários, muitas pessoas que não conhecem a família contaram ter chorado com a cena ao se identificarem com a felicidade de pais vivenciando a realização de sonhos dos filhos. Bruna revela que não esperava tamanho engajamento, mas acredita que ele é resultado do reconhecimento do esforço de Claudinei e Maria Veronica.

"Eles lutaram muito comigo, desde me levarem às provas, custearem material de estudo, cursinho e terem paciência, me apoiarem. Em nenhum momento eles me pressionaram, me cobraram. Eles passaram por todo o processo, então, essa conquista também é deles", comemora.

PERSISTÊNCIA

A aprovação na FMBRU, de fato, foi fruto de muita dedicação e persistência de Bruna e apoio irrestrito dos pais, da irmã e do namorado Pedro Henrique. Após concluir o ensino médio, a jovem fez três anos de cursinho preparatório online, metade deste tempo durante a pandemia de Covid-19. Estudava, em média, dez horas por dia, por vezes até aos domingos, abrindo mão de sair com amigos, viajar e compartilhar momentos com a família.

"Estudar, basicamente, era a única coisa que eu fazia na vida. Era meu sonho entrar na USP e sabia que seria difícil, mas, na minha mente, só não passa quem desiste. E, a cada ano, tinha uma evolução muito grande na prova em relação à anterior. Isso me mantinha motivada, porque sabia que ia dar certo em algum momento, não importava o tempo que demorasse", revela a jovem.

A aprovação veio no vestibular prestado no final de 2024. A estudante também passou nos cursos de medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). E, embora a Unifesp, na Capital paulista, fosse mais próxima do litoral, não teve dúvidas em optar pela FMBRU, mesmo estando a mais de 500 quilômetros de distância de São Sebastião.

"Como diz minha mãe, o que são nove horas de viagem perto de três anos estudando para realizar um sonho? Apesar da saudade da família, o processo de adaptação está sendo tranquilo. Estou muito realizada, com os olhos brilhando por fazer medicina na faculdade que sempre sonhei", afirma. Após a aprovação, Bruna mudou-se para Bauru e iniciou sua graduação no fim de fevereiro. Seu vídeo viralizado pode ser visto em seu perfil no TikTok @bsalvador_ e no Instagram @bbsalvador.


Momento de felicidade da família depois de 3 anos de muita dedicação (Foto:Arquivo Pessoal)

Comentários

Comentários