INCENTIVO À ECONOMIA

Governo de SP mira vocações regionais para gerar emprego e renda

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Prefeitura de Agudos
Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, durante evento em Agudos
Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, durante evento em Agudos

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, esteve nesta quinta-feira (3) em Pederneiras, Dois Córregos e Agudos para reuniões com lideranças empresariais e representantes do setor produtivo de cada município. Os encontros, que também contaram com presença dos prefeitos locais, tiveram como principal objetivo discutir estratégias para impulsionar a economia e atrair investimentos.

"Estamos percorrendo o interior para ouvir as demandas do setor produtivo e reforçar o compromisso do governo de São Paulo com o desenvolvimento regional. Cada município tem suas vocações econômicas e, com planejamento e parceria, podemos potencializar essas forças para gerar mais emprego, renda e oportunidades para a população", ressaltou o secretário.

Durante as reuniões, foram apresentadas iniciativas voltadas para o fortalecimento do ambiente de negócios, incluindo incentivos ao empreendedorismo, capacitação profissional e atração de novas empresas para os municípios.

Segundo a pasta, cada uma dessas cidades possui características econômicas distintas. O município de Dois Córregos é conhecido como a capital nacional da macadâmia e da poesia. O setor de serviços representa 56% da economia e emprega 40,6% da população.

Pederneiras é reconhecida como polo industrial (36,7% do PIB) pela fabricação de máquinas e equipamentos, produtos alimentícios e produtos químicos. Apesar disso, o setor de serviços tem a maior participação na economia local, com 40,5% do PIB.

"Para nós, desenvolvimento econômico vai além de números: significa gerar empregos de qualidade, promover inclusão e capacitação, investir em infraestrutura sustentável e garantir oportunidades para todos", afirmou a prefeita Ivana Maria Bertolini.

Já Agudos tem como principal vocação a indústria, representando 42,5% do PIB, em especial os setores de fabricação de bebidas e produtos de madeira que, juntos, de acordo com o governo paulista, somam 97,7% do valor da transformação industrial (VTI).

"Esta visita demonstra o compromisso do governador conosco e abre novas perspectivas para o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Estamos trabalhando para criar um ambiente favorável aos negócios, gerar empregos e atrair investimentos, e o apoio do Governo do Estado é fundamental nesse processo", ressaltou o prefeito Rafael Lima.

Ato simbólico

Durante o encontro em Dois Córregos, o secretário plantou a milionésima muda de macadâmia da cidade. A muda simbólica foi um presente de Maria Teresa Camargo, presidente da QueenNut Macadamia, uma das principais empresas do município.

Sobre a SDE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Governo do Estado exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos, com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. A pasta possui programas de capacitação profissional e ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcréditos do Banco do Povo, e tem como instituições vinculadas o InvestSP, o Desenvolve SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

Jorge Lima e prefeita de Pederneiras, Ivana Bertolini
Jorge Lima e prefeita de Pederneiras, Ivana Bertolini
Jorge Lima durante encontro em Dois Córregos
Jorge Lima durante encontro em Dois Córregos

Comentários

Comentários