
O projeto cultural Iandê está com inscrições abertas para suas oficinas gratuitas de circo em Macatuba (a 57 quilômetros de Bauru). As aulas são voltadas para crianças e adolescentes entre seis e 17 anos e acontecem todas as quintas-feiras, em dois horários (17h e 18h30), no Teatro Renata Lycia dos Santos Ludovico (Rua José Valentim Fávaro, 200 - Centro de Macatuba). Para participar, os interessados devem comparecer ao local no dia da atividade e preencher a ficha de inscrição. No total, foram disponibilizadas 80 vagas para a oficina de circo, e cerca de 40 ainda estão abertas.
O projeto Iandê está em sua terceira temporada e tem como objetivo oferecer experiências artísticas que promovam a criatividade, a socialização e o senso de coletividade, sempre valorizando a cultura local. O nome "Iandê" vem do Tupi-Guarani e significa "nós" e "nosso", reforçando o conceito de coletividade e compartilhamento de saberes.
A temporada do Iandê na cidade de Macatuba segue até dezembro de 2025, quando será realizada uma apresentação pública no Teatro Renata Lycia dos Santos Ludovico. O evento permitirá que os participantes compartilhem com familiares e a comunidade tudo o que aprenderam ao longo do projeto. Nas duas edições anteriores, o projeto Iandê atendeu mais de 800 crianças e adolescentes.
A iniciativa conta com a parceria da Escola Municipal Trajano Maciel Filho, do Teatro Renata Lycia dos Santos Ludovico e da Organização Santo Antônio de Ação Social (OSAAS). O projeto é viabilizado por meio do patrocínio da empresa Zilor Energia e Alimentos, com incentivo fiscal do Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo (ProAC-ICMS) e da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet). A produção executiva é da Origem Produções.