Lençóis Paulista - Uma cerimônia realizada nesta terça-feira (17) marcou o lançamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável de Lençóis Paulista - o caminho para os próximos 35 anos, uma iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico que busca fomentar o desenvolvimento da cidade aliado à sustentabilidade e ao planejamento de ações.
A mesa de honra foi composta pelo prefeito Anderson Prado, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Cesar Ferrari, o presidente da Comissão Executiva de Acompanhamento e Gestão do Projeto Lençóis 200 anos Pedro Stefanini, o vice-prefeito Manoel dos Santos Silva, o Manezinho, o diretor do SAAE e prefeito eleito, André Paccola Sasso, o vereador Chico Naves e José Roberto Santos, representante da Geo Brasilis, empresa vencedora do processo licitatório para desenvolver o Plano Estratégico.
O prefeito Anderson Prado salientou que o projeto é ousado, mas necessário para que a cidade cresça mantendo a qualidade de vida e preparada para demandas futuras. "Nós não sabemos o que vai acontecer daqui a quatro anos, daqui a dez anos, mas Lençóis irá seguir organizada, independente de quem for o chefe do Poder Executivo", declarou. "Nós ousamos ao pensar no futuro. E é isso que nós entregamos hoje".
O projeto "Lençóis 200 Anos", que resultou no Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável, foi executado pela Geo Brasilis. Para elaboração das propostas, foi formada Comissão de Acompanhamento e Gestão, presidida voluntariamente pelo conselheiro para negócios Pedro Stefanini, e que envolveu secretários municipais, vereadores, servidores, empresários e representantes da sociedade civil.
"Foi um grande salto aceitar o convite para coordenar o projeto Lençóis 200 anos, uma iniciativa visionária", afirmou Stefanini. "Essa experiência expandiu minha visão sobre a complexidade e o potencial de Lençóis Paulista e me deu a oportunidade de retribuir a tantas boas memórias construídas aqui".
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo César Ferrari, lembrou que o Plano será acompanhado por uma comissão de gestão, formada por profissionais de diversas áreas, objetivando a inovação, o aprimoramento e a continuidade das políticas públicas, planos e projetos, visando um município inclusivo, integrado e conectado com a sustentabilidade, com base em cinco eixos temáticos: cidade atrativa, cidade acolhedora, cidade inteligente, cidade estruturada e cidade sustentável.
"Trabalhamos pensando em preservar e promover o patrimônio histórico, cultural e natural da nossa cidade, além de fortalecer o sentimento de pertencimento e orgulho da nossa terra. Temos certeza de que o projeto Lençóis Paulista 200 Anos é uma oportunidade inusitada para fomentar o desenvolvimento sustentável e a integração da comunidade, respeitando sempre a identidade do município", explicou.
O prefeito eleito, André Paccola Sasso, se comprometeu com a continuidade do trabalho. "Eu tenho o privilégio de ser o primeiro prefeito a ter essa ferramenta em mãos. Eu e minha equipe vamos utilizá-la da melhor forma possível, cruzando as informações do projeto Lençóis 200 anos com o nosso plano de governo", ressaltou.
O Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável de Lençóis Paulista pode ser consultado no site da Prefeitura, por meio do link www.lencoispaulista.sp.gov.br/200anos.