Botucatu - O prefeito Mário Pardini assinou nesta semana a ordem de serviço para a ampliação da chamada "Muralha Virtual", sistema de vídeo monitoramento instalado nas principais vias e acessos de Botucatu (100 quilômetros de Bauru). Através de repasse de emenda parlamentar federal, o município foi beneficiado com recursos para a implantação de 18 novas câmeras, que irão funcionar em locais como Distritos de Vitoriana, Anhumas e Rubião Júnior.
Os equipamentos começarão a operar no início de 2025 e também irão contemplar outros locais estratégicos como praças e cruzamento das avenidas João Batista Carnieto e Júlio Vaz de Carvalho, ligação entre a área urbana de Botucatu e os Distritos Industriais 3 e 4.
"Novas câmeras de identificação de placas de veículos também serão instaladas em vias importantes, ampliando o monitoramento estratégico das forças de segurança de Botucatu", informou a Prefeitura, por meio de nota.
A Muralha Virtual começou a ser implantada em Botucatu em 2022, quando foram instaladas 69 câmeras em 19 pontos de capturas de placas em entradas e saídas da cidade e 10 pontos de monitoramento em locais estratégicos, como praças e vias de grande circulação.
No ano passado, o serviço foi ampliado, com a implantação de 40 câmeras em frente às escolas públicas municipais. Com o recente investimento, em 2025, Botucatu passará a contar com 128 câmeras. As imagens geradas serão utilizadas pela Guarda Civil Municipal (GCM), além das Policias Militar e Civil, no apoio de ocorrências e esclarecimento de crimes.