POLÍTICA

Com trânsito 'estrangulado', a mobilidade desafia os candidatos

Por André Fleury Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min

Não é segredo a ninguém que Bauru enfrenta duros problemas de mobilidade urbana. Na avenida Comendador José da Silva Martha, por exemplo, o trânsito simplesmente não flui em horários de pico.

Situação semelhante, mas em menor proporção, ocorre com a avenida Rodrigues Alves - que se tornou verdadeiramente um corredor de ônibus.

Mais à frente, no acesso do viaduto Mauá à rua Campos Salles, que abre caminho à Vila Falcão e grande região, o problema é o mesmo.

Além do sistema viário, enquanto isso, candidatos têm relatado com certa frequência que uma das maiores queixas sobre o tema envolve transporte coletivo. A principal demanda é a ampliação de horários da Circular.

A constatação natural é cristalina: o trânsito de Bauru está verdadeiramente "estrangulado". E candidatos, de maneira geral, pouco abordam soluções ao tráfego, como novos viadutos ou avenidas, por exemplo.

O JC compilou, por ordem alfabética a partir do nome de urna de cada candidato, as propostas que cada um deles apresenta a fim de resolver o problema.

IZZO

Antonio Izzo Filho (Agir) promete acompanhar rigorosamente o serviço de transporte público e revitalizar a avenida Rodrigues Alves, corredor de ônibus. Ele também sugere a recuperação de calçadas, ruas e pavimentações, além da revitalização do Centro, incluindo a construção de uma creche para filhos de comerciários.

CHIARA

Chiara Ranieri (União Brasil) propõe revisar o plano de mobilidade urbana de 2019, com ênfase em mobilidade para pedestres, ciclistas e orientação de tráfego. Ela sugere a criação de um Terminal de Integração para o Transporte Coletivo de Passageiros e a implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Além disso, defende regulamentar o Observatório de Mobilidade Urbana, com participação contínua de conselhos e órgãos correlatos.

DR. RAUL

Dr. Raul (Podemos) foca em obras de infraestrutura, incluindo ligações entre bairros, duplicação e recuperação de avenidas, além da conclusão de obras inacabadas. Ele destaca a construção de uma ponte ligando a avenida Nuno de Assis ao novo viaduto.

Propõe ainda a criação de acessos entre a avenida Nações Norte e o bairro Gasparini. Sugere também a construção de acessos margeando os trilhos da avenida Nuno de Assis até a avenida Daniel Pacífico, e o prolongamento da avenida Pinheiro Machado.

PAULO LAGO

Paulo Lago (PCO) não apresentou propostas específicas para a mobilidade urbana em seu plano de governo.

PROF. XAIDES

Prof. Xaides (PDT) defende um plano de mobilidade para eixos estruturais, como o trecho entre o Distrito 1 e a Quinta da Bela Olinda, e entre o Jardim Europa e a avenida José Vicente Aiello. Ele também sugere contrapartidas para facilitar a mobilidade e menciona a necessidade de adensamento urbano em vias subutilizadas, como a avenida Nações Unidas.

Xaides ainda propõe um programa de reindustrialização do eixo ferroviário, com foco em mobilidade tecnológica e adequada às mudanças climáticas.

PROFESSOR CHAGAS

Professor Chagas (PSOL) defende a Tarifa Zero no transporte público de Bauru, com recursos provenientes do Fundo Municipal de Mobilidade. Além disso, propõe a criação de uma rede de ciclovias para incentivar o uso de meios de transporte não poluentes e defende a urbanização e regularização de comunidades, sem o deslocamento forçado das populações.

CREPALDI

Ricardo Crepaldi (PV) foca na recuperação e revitalização do patrimônio histórico, cultural e de infraestrutura do Centro da cidade, transformando a área em um Polo de Desenvolvimento. Ele também propõe estudar a duplicação da avenida Maria Ranieri e da avenida Elias Miguel Maluf, além de adotar um aplicativo para facilitar o uso do transporte público, informando os horários das linhas de ônibus.

SUÉLLEN

Suéllen Rosim (PSD) destaca o programa " Mobilidade", que prevê a implementação de novas rotas, ciclovias, ligações entre bairros e viadutos para garantir mais agilidade e segurança aos moradores. Ela também propõe acompanhar rigorosamente o serviço de transporte público e intensificar essa fiscalização.

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