QUADRAS 1 E 2

Obras no Calçadão em Bauru serão retomadas


| Tempo de leitura: 2 min
Guilherme Matos
Obras na quadra devem ser concluídas em outubro
Obras na quadra devem ser concluídas em outubro

Um acordo firmado entre a Prefeitura de Bauru e os comerciantes da Batista de Carvalho, intermediado pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e CDL, na quinta-feira (12), pode dar fim ao impasse relativo às obras no Calçadão, que começaram em fevereiro deste ano e não passaram da quadra 1, provocando prejuízo aos lojistas. No encontro, a Secretaria do Desenvolvimento (Sedecon) prometeu retomar a reforma, que será concluída nas quadras 1 e 2 até o dia 16 de novembro, quando a decoração das festas de fim de ano começa a ser instalada no local, anunciando o período de pico de vendas. O trabalho ficará paralisado durante as datas comemorativas e recomeça em janeiro, segundo o combinado.

Quando a revitalização do principal eixo do comércio bauruense começou, a expectativa era que de as sete quadras estivessem prontas em 14 meses, mas as obras emperraram logo na primeira. O cenário de abandono repelia os clientes para o desespero dos lojistas da quadra 1. O governo rompeu o contrato com a empresa responsável e a multou. A contratada, por sua vez, apontou erros nos no projeto executivo da obra, alguns inclusive admitidos pela Secretaria de Obras.

A Walp Construções e Comércio Ltda, empresa que assumirá a partir de agora (terceira colocada no processo de licitação), receberá a ordem de serviço na próxima semana, segundo Leandro Joaquim, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon). O documento vai estabelecer que ela faça alguns ajustes na quadra 1 e, em seguida, comece a trabalhar na 2. De acordo com o secretário, o serviço deverá começar em outubro.

Os ajustes restantes na quadra 1, segundo Joaquim, são instalação da cobertura em policarbonato e do mobiliário, a calafetação do piso e iluminação. Na quadra 2, a reforma vai começar com o DAE, que substituirá a tubulação e instalará novos medidores e cavaletes. Em seguida, a Walp entra na via.

MUDANÇA

O presidente do Sincomércio), Walace Sampaio, está confiante quanto à conclusão no tempo combinado. "Houve a substituição da empreiteira por uma empresa de Bauru que, portanto, permite maior contato dos comerciantes e da prefeitura com os responsáveis. Outro fator é a participação e compromisso do secretário Leandro Joaquim", disse ao JC. Joaquim, por sua vez, destaca que as adequações do projeto já foram realizadas e que o Executivo já sabe o que deve ser feito. A nova empresa contratada trabalhou anteriormente com a prefeitura e tem a confiança do secretário.

QUADRA 1

Apesar dos pequenos ajustes que ainda precisam ser realizados na quadra 1. Walace Sampaio destaca que o local já pode ser frequentado normalmente pelos consumidores. As pedras portuguesas já foram instaladas e o espaço está transitável.

Comentários

Comentários