ALERTA

Temperatura alta pode colocar Bauru em situação crítica

Por |
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Estado de São Paulo está em alerta de risco de incêndio nos próximos dias em boa parte do território
Estado de São Paulo está em alerta de risco de incêndio nos próximos dias em boa parte do território

O Mapa de Risco de Incêndio, que emite previsões para os próximos dias, coloca Bauru entre as regiões mais críticas com relação às altas temperaturas. Assim como Andradina, Araçatuba e Jaú, as máximas podem chegar a 35ºC, segundo a Defesa Civil de SP, que já emite alerta para possibilidade de incêndios neste período em quase todo o território paulista.

Já de acordo com o Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet), os termômetros podem bater entre 36 e 37 graus, no início da próxima semana, quando terão passados apenas sete dias, aproximadamente, da manhã mais fria do ano até agora, com 7.1º às 6h40. A meteorologista Zildene Pedrosa de Oliveira Emídio explica que a grande oscilação é comum à medida que a Primavera se aproxima, em 22 de setembro.

A mudança climática ocorre devido ao enfraquecimento da massa de ar frio nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil, fazendo com que as temperaturas aumentem, resultando em uma sensação térmica mais quente.

Certo é que os dias serão secos e não há previsão de chuva até o início da semana que vem. O Mapa de Risco de Incêndio, inclusive, destaca a umidade relativa do ar, que deve atingir níveis críticos ficando abaixo dos 20%. Para piorar, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil ainda prevê ventos fortes que podem chegar aos 60km/h – não detectados pelos radares do IPMet.

Eles podem espalhar eventuais focos de queimada. Por essa razão, o Governo de São Paulo mantém o gabinete de crise e monitora a situação dos incêndios. Medidas de prevenção devem ser adotadas também pela população: não colocar fogo em áreas de vegetação seca, não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias, não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo, não queimar lixo e não soltar balão.


Cuidados 

O Governo do Estado de São Paulo reúne uma série de esforços para garantir a proteção da população nesse período de risco para incêndios florestais. O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e a Artesp acompanham a situação para eventuais bloqueios de rodovias devido a focos de fogo e fumaça que possam atrapalhar a visibilidade dos motoristas.

A inalação de fumaça proveniente dos incêndios também agrava problemas respiratórios. Por isso, a recomendação é procurar atendimento médico em caso de sintomas como falta de ar, tontura, dor e chiado no peito.

A Defesa Civil alerta que, ao avistar fumaça suspeita ou fogo de incêndio em mata, informe imediatamente o Corpo de Bombeiros (193).

Outras regiões


Para as regiões de Presidente Prudente, Assis, Marília e Ourinhos, as temperaturas devem ser de 34ºC, além da umidade relativa do ar abaixo dos 20%. Já para as regiões de Jales, Votuporanga, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Barretos, Franca e São Carlos, os termômetros podem registrar 33ºC, com umidade do ar também abaixo dos 20%.

As regiões de Itapeva, Sorocaba e Iperó podem registrar máximas de 29ºC, com umidade abaixo dos 25%. Nesse caso, recomenda-se evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas, além de se hidratar e umidificar o ambiente.

Nas Regiões Metropolitanas de São Paulo, de Campinas, Jundiaí, Campos do Jordão e Guaratinguetá, a máxima prevista será de 27ºC, com umidade relativa do ar ficando abaixo dos 30%.

Comentários

Comentários