BEM-ESTAR & CIA.

Alimentação: o segredo para ter pele de pêssego


| Tempo de leitura: 2 min
Peixes oleosos, como atum, sardinha, truta e salmão são ótimos aliados nessa missão
Peixes oleosos, como atum, sardinha, truta e salmão são ótimos aliados nessa missão

Quem sonha com uma pele hidratada, brilhante e macia já pode se preparar para ir além dos tratamentos dermatológicos. É preciso ficar de olho também na alimentação. E apostar em um item que é um ótimo aliado na missão de ter uma pele de pêssego: os peixes oleosos.

A alimentação diária tem tanta importância para a aparência da pele porque influencia diretamente na irrigação dos nutrientes essenciais ao órgão, em particular quando se trata de antioxidantes, proteínas, vitamina E, vitamina C e vitamina A.

E no quesito alimentos que são bons amigos da pele, os peixes oleosos são considerados a chave para os melhores resultados na derme, segundo Bonnie Taub-Dix, autora do livro "Read it before you eat it: taking you from label to table" ("Leia antes de comer: levando você do rótulo até a mesa", traduzido do inglês). O óleo encontrado neles vem do ômega 3. Entre as opções desse tipo de peixe estão salmão, truta, arenque, sardinha e atum.

"Peixes ricos em ácidos graxos ômega 3 ajudam a preservar o colágeno, combater a inflamação e manter a pele firme", explicou Taub-Dix em entrevista ao site da revista Shape.

Presente nos peixes oleosos, o ômega 3 tem muitos poderes. Ele é um aliado na preservação do colágeno, responsável por manter a pele forte, e ajuda na recuperação após feridas. Outro benefício proporcionado pelo ácido graxo é a hidratação.

No caso do salmão, que é um dos tipos de peixes oleosos, o ômega 3 não é o único componente do alimento que faz bem para a pele. Ele também é fonte de vitamina E, que atua na proteção da derme, de acordo com o dermatologista Ariel Ostad.

"O salmão é uma excelente fonte de nutrientes como ácidos graxos ômega 3, proteínas, vitamina D e vitamina B", acrescentou o especialista à revista Shape.

A importância das frutas e dos vegetais

Além dos peixes oleosos, outros alimentos trazem benefícios para a pele, como revelou uma pesquisa realizada nos Países Baixos. Publicado em 2019, o trabalho analisou os registros alimentares e fotografias de cerca de 2.800 adultos mais velhos. A maioria dos participantes da pesquisa tinha entre 60 e 70 anos.

A partir da análise dos hábitos alimentares e das fotos desse grupo, os cientistas fizeram uma descoberta importante em relação à influência da comida na saúde da pele: as mulheres que consumiam mais frutas, vegetais, peixes e alimentos ricos em fibras tendiam a ter menos rugas do que aquelas que ingeriam mais outros tipos de carne, como a vermelha, e salgadinhos.

Além de ter ômega 3, o salmão também é fonte de vitamina E, que atua na proteção da pele, e de outras vitaminas e proteínas
Além de ter ômega 3, o salmão também é fonte de vitamina E, que atua na proteção da pele, e de outras vitaminas e proteínas
(crédito: Yeko Photo Studio)
(crédito: Yeko Photo Studio)

Comentários

Comentários