CULTURA

Editora bauruense reúne 30 escritores em podcast inédito


| Tempo de leitura: 3 min
Denominado “Bauru ao pé da Letra”, projeto apresenta panorama da literatura produzida na cidade, nas últimas década (veja foto no final)
Denominado “Bauru ao pé da Letra”, projeto apresenta panorama da literatura produzida na cidade, nas últimas década (veja foto no final)

Dez episódios, dez temas, trinta escritoras e escritores bauruenses de diversos gêneros literários, estilos, idades e trajetórias - este é o resultado da nova iniciativa da editora Mireveja e do Instituto Indisce, que se embrenham no universo da literatura para além dos livros.

Apresentado pelo jornalista, editor e fundador da Mireveja, João Correia Filho, o podcast "Bauru ao pé da letra" será lançado no dia 27 de julho, um sábado, às 19h, no Museu Ferroviário Regional de Bauru, situado na rua Primeiro de agosto, quadra 1. O projeto traz um panorama da literatura bauruense das últimas décadas a partir de grandes entrevistas. Em cada episódio, de aproximadamente 90 minutos, três autores são entrevistados e discorrem sobre um tema da literatura e da escrita.

Entre os temas abordados estão os movimentos literários de Bauru (como o Expressão poética, o Sarau do Viaduto e o Cevadas Literárias), a literatura feita na periferia, as interfaces entre história e o romance, a linguagem poética, as mulheres no mercado editorial, literatura de resistência, produzida nos anos 1960, 70 e 80.

No elenco de entrevistados há nomes como Luiz Vitor Martinello, Renata Machado, Nane de Sousa, Luis Paulo Domingues, Renato Bueno, Karol Lombardi, Daiana Terra, Irineu N'Jea, Diego Peraçoli, Ana Maria barbosa, Patrícia Lima, Paulo Neves, José Carlos Brandão, Raphael Mortari, Jozz, Ariane Souza e Irineu N'Jea.

Para João Correia Filho, além de um panorama importante da literatura em nossa cidade, o podcast também permite adentrar discussões importantes no universo da arte, como é caso do movimento decolonial, da participação das mulheres no mercado editorial, da bibliodiversidade (que inclui narrativas negras, indígenas, lgbtqiapn ) e interfaces com a história, com o HQ e com outras linguagens que permeiam a escrita.

Contemplado pelo Programa de Estímulo à Cultura de Bauru (PEC) no ano de 2023, o podcast "Bauru ao Pé da Letra" foi gravado entre os meses de maio e junho, no Estúdio Criassom, do músico e produtor Josiel Rusmond. A produção é de Talita Neves, da Alumia Criativa. João também destaca todo o trabalho de pesquisa que foi realizado na pré-produção do projeto, tanto na seleção dos entrevistados como nas entrevistas prévias, que forneceram subsídio para o direcionamento dos episódios.

Novo episódio toda quarta

Durante o evento de lançamento, no dia 27 de julho, será veiculado o primeiro episódio, "A Poesia está nas ruas - autores da periferia e seus diálogos com a poesia contemporânea e a arte urbana", que traz como entrevistados os escritores Agnes Analua Barbosa (conhecida também como Santina), Vinão Mandinga e Karol Lombardi. A partir desta data, um novo episódio vai ao ar toda quarta-feira, estendendo-se até o final de setembro. Todos os episódios serão publicados na plataforma Spotify e também estarão disponíveis para download gratuito a partir do dia de lançamento (em formato mp3) no site da Mireveja. A página do projeto também vai apresentar uma seleção especial de trechos das entrevistas, bem como o cronograma com os temas e entrevistados de cada episódio.

O podcast "Bauru ao pé da letra" é uma iniciativa da Editora Mireveja, realização do Instituto Indisce e patrocínio do Programa de Estímulo a Cultura (PEC) do município de Bauru.

Cronograma

1. A POESIA ESTÁ NAS RUAS - Agnes Analua Barbosa (Santina), Vinão Mandinga e Karol Lombardi - Lançamento: 27/7
2. HISTÓRIA E FICÇÃO (E VICE-VERSA) - Diego Peraçoli, Luís Paulo Domingues e Márcio Blanco Cava - 31/7
3. BAURU E SEUS MOVIMENTOS - Ana Maria Barbosa, Zé Renato Garrote e Renato Rap Nobre - 7/8
4. POESIA SERVE PRA QUÊ? - Patrícia Lima, Eduardo Carbone e José Carlos Brandão - 14/8
5. BIBLIODIVERSIDADE E RESISTÊNCIA - Irineu N'Jea, Ariane Souza e Poexistindo Marginal - 21/8
6. BAURU DA CONTRACULTURA - Luiz Vitor Martinello, Paulo Neves e Geraldo Bérgamo - 28/8
7. IMAGEM E LETRA - Raphael Mortari, Jozz e Daiana Terra - 4/9
8. MULHERES NO MERCADO EDITORIAL - Renata Machado, Nane de Sousa e Angela Elys - 11/9
9. ENTRE A CANÇÃO E A POESIA - Thiago Lucali, Isa Vizoni e Dom Black - 18/9
10. NOVA SAFRA, NOVAS LETRAS - Anália Souza, Sinuhe LP e Mariana Akemi - 25/9

Karol Lombardi, Vinão Mandinga e Santina: 1º episódio
Karol Lombardi, Vinão Mandinga e Santina: 1º episódio

Comentários

Comentários