Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru) conquistou o prêmio Band Cidades Excelentes na categoria principal para municípios entre 30 e 100 mil habitantes, na etapa nacional, e foi consagrada a melhor cidade do Brasil, em pesquisa realizada pelo Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila. A revelação ocorreu nesta segunda (1), em evento realizado no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF).
As cidades premiadas foram aquelas que conquistaram o melhor crescimento nas notas desde o lançamento da premiação, em 2021, com base no chamado Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), uma plataforma de tecnologia e inovação desenvolvida pelo Instituto Aquila.
O prefeito Anderson Prado participou da premiação, acompanhado do vice-prefeito Manoel do Santos Silva, o Manezinho, do ex-diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE), André Paccola Sasso, e do ex-secretário de Planejamento e Urbanismo, Anderson Buratto.
As notas têm como base a avaliação de 72 indicadores, distribuídos por seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Infraestrutura e Mobilidade Urbana.
Pela primeira vez, o prêmio avaliou o ciclo completo do mandato dos prefeitos nos últimos quatro anos. No IGMA geral, que rendeu o primeiro lugar entre as cidades entre 30 e 100 mil habitantes, Lençóis Paulista teve nota 76,85, com destaque para os pilares Governança, Eficiência Fiscal e Transparência (80,46), Infraestrutura e Mobilidade Urbana (80,35) e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública (80,37), avaliações consideradas Excelentes. Lençóis Paulista também foi uma das cidades finalistas no pilar Educação, com nota 79,41.
O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila, cujo objetivo é transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros por meio de incentivo aos prefeitos para que melhorem os indicadores em suas cidades.