Dois representantes de Bauru passaram pelo tapete vermelho do Festival de Cinema de Sydney, neste ano. Laura Schiavinato e Mateus Nardini foram convidados para a premiére do filme "Clube dos Vândalos", do diretor Jeff Nichols. O prestígio foi um reconhecimento dos vários projetos audiovisuais desenvolvidos na Austrália pelo casal, que se conheceu no curso de Design da Unesp.
Ambos integraram, por exemplo, o departamento de arte do filme "O Dublê", a convite da Universal Studios, em novembro de 2022. A produção hollywoodiana foi gravada na Austrália durante cinco meses, sendo que a finalização da obra ocorreu em março de 2023.
"Foi uma experiência única que só reafirmou nossa vontade de trabalhar com cinema para o resto da vida. Sendo um blockbuster (sucesso de bilheteria) de Hollywood sobre um dublê, tudo era grandioso: explosões, capotamentos de carros, efeitos visuais, tudo meticulosamente planejado e coreografado", contam.
As gravações ocorreram no deserto de Kurnell, onde trabalhavam de 10h a 16h por dia em temperaturas de até 40 graus. "Às vezes, acordávamos às 3h, sem horário fixo para começar e terminar. Tudo dependia da cena a ser filmada naquele dia", relembram.
Laura e Mateus trabalharam rotineiramente com atores famosos internacionalmente como Ryan Gosling e Emily Blunt. "Mesmo com todas essas dificuldades, foi incrível ver a paixão de todos ali pelo que fazem e pelo cinema. Como éramos do departamento de arte, ficamos responsáveis pela estética final das cenas", explicaram em entrevista por escrito, por conta do fuso horário 13 horas.
TRAJETÓRIA
Depois de o namoro de Laura e Mateus evoluir para uma parceria empresarial resultando na produtora audiovisual - nblu Neptune -, eles decidiram mudar para a Austrália porque identificaram uma oportunidade para alavancar a carreira dos dois no audiovisual.
"Pesquisamos e descobrimos que muitas produções de Hollywood estavam vindo para cá. Chegamos com essa ideia em mente e, assim que desembarcamos, começamos a enviar e-mails, fazer ligações e tentar contatos de qualquer forma com essas produtoras", relembram.
Por lá, o casal também foi contratado para dirigir a fotografia e supervisionar a pós-produção de dois documentários, o "Australian Fashion Film: Past, Present & Future" e "My New York" da série documental "80 Days". As produções foram premiadas no festival Prêmios de Cinema de Nova York nas categorias "Melhor Edição" e "Melhor Curta Documental".
RECONHECIMENTO
Com o currículo, foram convidados para passar pelo tapete vermelho do Festival de Cinema de Sydney, que aconteceu entre os dias 5 e 16 de junho e contou com premiações, exibições cinematográficas, palestras, premiéres e eventos sociais com integrantes da cena audiovisual.
"No caso do "Clube dos Vândalos", com a presença de Austin Butler, foi uma sessão especial com o ator, na qual tivemos a honra de participar. Foi incrível, nunca imaginamos que experimentaríamos um tapete vermelho tão cedo", conta o casal.