ECONOMIA

Encontro debate 30 anos do Plano Real e perspectivas na economia


| Tempo de leitura: 2 min
JC Imagens
Economista Reinaldo Cafeo
Economista Reinaldo Cafeo

Na próxima segunda-feira (1), o economista Reinaldo Cafeo, associado regional da Fundação Dom Cabral (FDC) para Bauru e Marília, recebe o economista Luiz Alberto Machado, economista, professor e ex-presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon) para avaliar as três décadas do Plano Real e discutir perspectivas para o futuro. Online e gratuito, o Encontro de Dirigentes "30 anos do Plano Real: e agora?", promovido pela Reinaldo Cafeo Soluções em Gestão, ocorrerá das 17h às 18h30.

O Encontro de Dirigentes é um iniciativa do programa Parceiros para a Excelência (Paex) da FDC, que presta apoio à profissionalização de empresas de médio porte, por meio do compartilhamento de informações que ajudam a garantir maior competitividade e crescimento destas organizações.

Cafeo adianta que, durante evento, será traçado um pequeno histórico sobre como o Plano Real conseguiu derrubar a inflação, diferentemente das tentativas anteriores de estabilizar os preços, como os Planos Cruzado (1986), Bresser (1987), Verão (1989), Collor 1 (1990) e Collor 2 (1991). "E, desde 1994 para cá, tivemos só pequenos picos de inflação, basicamente abaixo de dois dígitos. Então, vamos resgatar a lógica econômica para mostrar aos empreendedores os alertas para não incorrerem em erros cometidos no passado e, eventualmente, a inflação voltar a desgarrar", comenta.

Na segunda parte do encontro, os economistas farão um diagnóstico sobre os riscos atuais do mercado, incluindo a pressão sobre o câmbio nas últimas semanas e a sinalização, pelo Comitê de Política Monetária (Copom), de suspensão de novas reduções da taxa Selic. Segundo Cafeo, com a taxa de juros elevada, a perspectiva de crescimento da economia diminui, com risco de descontrole fiscal no futuro.

"Há uma preocupação com a volta da inflação, não nos patamares anteriores ao Plano Real, e vamos mostrar os caminhos para o empreendedor reduzir estes riscos, sem se expor demasiadamente. Os empresários estão em um momento em que querem investir e vamos debater as incertezas no cenário, visto que nosso modelo econômico ainda não está consolidado e o mercado está muito inseguro", pontua.

As inscrições para o Encontro de Dirigentes pode ser feita clicando aqui.

Comentários

Comentários