CULTURA

Antologia “Vozes e Resiliência” será lançada neste sábado

Por Isabela Holl | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
A escritora Kristinna Oliveira com o escritor e radialista Paulo Roberto
A escritora Kristinna Oliveira com o escritor e radialista Paulo Roberto

Autores de Bauru e de outros estados se uniram para escrever a antologia "Vozes e Resiliência", que será lançada neste sábado (29), na sede do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), na rua Gérson França, 9-23, às 19h. A coletânea aborda sobre as diversas facetas do preconceito.

A obra reúne 29 textos assinados por autores de Bauru, Rio de Janeiro, Brasília, Mato Grosso e Distrito Federal. A motivação para escrever o livro partiu do convite da "SF Editorial", uma vez que as organizadoras do livro, Kristinna Oliveira e Meriza Alcides, já tinham colaborado com outras antologias publicadas pela editora.

O "Vozes e Resiliência" traz textos com estilo mais acadêmico, poemas e contos. Kristinna, autora dos capítulos "Empatia: medicamento para cidadania" e "Vozes que Ecoam", afirma que a importância desse livro é a promoção do respeito, do incentivo à leitura e da união através da escrita.

"O público também pode se identificar. Às vezes, as pessoas passam por situações e acham que são as únicas a experimentar determinadas questões, mas há outras passando pela mesma dificuldade. Com o lançamento desse livro, nós buscamos que os leitores se reconheçam na diferença e respeitem o próximo".

Kristinna conta que as temáticas passam por assuntos como direitos da população negra, das pessoas com deficiências, questões LGBTQIA , discriminação etária e também por temas como cultura e amor. Ao exemplo de capítulos como "Amor Especial e Incondicional", "- Lutei, resisti e venci!" e "Livrai-nos do preconceito".

A organizadora afirma que a maior parte dos autores são professores, por isso a antologia tem um caráter educativo. "Nós trabalhamos no viés de uma educação antirracista e inclusiva. As organizadoras Kristinna e Meriza também mantém um projeto de cultura - "Íbáré Íkósé". Pelo grupo, promovem jantares em que reúnem jovens e adultos para debater literatura sobre a cultura afro-brasileira.

Para adquirir o livro, basta comparecer ao lançamento ou entrar em contato pelo telefone (14) 99645-7940.

As autoras Meriza Alcides e Lilian Cristina Martinez (crédito: Divulgação)
As autoras Meriza Alcides e Lilian Cristina Martinez (crédito: Divulgação)

Comentários

Comentários