CALAMIDADE

Chuva vai continuar no Rio Grande do Sul no fim de semana

Segundo o Inemet, o volume total de chuva pode chegar a 100 mm em 24 horas, com ventos de até 100 km/h

04/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Folhapress

Gilvan Rocha/Agência Brasil

Nível do Guaíba ultrapassa recorde de 1941 após chuvas no RS
Nível do Guaíba ultrapassa recorde de 1941 após chuvas no RS

A chuva que devastou parte do Rio Grande do Sul e atinge estados vizinhos deverá continuar neste sábado (4), de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Segundo o órgão federal, o volume total de chuva pode chegar a 100 mm em 24 horas, com ventos de até 100 km/h.

Pelo menos metade do estado, a partir da região metropolitana de Porto Alegre até a parte norte e nordeste do estado, além de praticamente todo o litoral, foi colocado com alerta laranja (de perigo).

O mesmo aviso vai do sul de Santa Catarina até quase Blumenau --as chuvas fortes também provocaram duas mortes no Paraná e outra em Santa Catarina.

No fim da tarde desta sexta-feira (3), o governo gaúcho informou que 39 pessoas já haviam morrido por causa das tempestades que provocaram inundações e deslizamentos em praticamente todo o estado.

Segundo o governador Eduardo Leite (PSDB), há localidades no Rio Grande do Sul que devem receber até 1.000 milímetros de acumulado de chuva durante o período de tempestades.

"Essa situação acontece após a formação de uma ampla área de baixa pressão atmosférica, juntamente com a formação e deslocamento de uma frente fria que provocam novas áreas de instabilidade", explica o instituto, em nota.

De acordo com a Climatempo, com a persistência do fluxo de umidade vindo do norte do país, as chuvas continuam sobre áreas da metade norte, centro e região metropolitana de Porto Alegre. As chuvas fortes e persistentes seguem nas regiões noroeste, norte e da Serra gaúcha, diz a agência

No domingo (5), chuvas moderadas a fortes ainda devem continuar na região das Missões, centro do estado, vales, no entorno da capital e no litoral norte, com acumulados entre 15 mm e 35 mm, também devido ao fluxo de umidade que vem do norte do país. Nas demais regiões, há condição para chuva fraca.

"Na metade sul, há chance de chuvas fracas a moderadas. Além disso, os ventos sopram do leste com rajadas em torno de 40 km/h a 55 km/h em áreas do sul e faixa leste do estado", afirma a Climatempo, em nota.

Segundo a meteorologista do Inmet Dayse Moraes, na próxima terça-feira (7) chegará ao Rio Grande do Sul uma nova frente fria que deve provocar mais um período de chuvas. Nos demais estados do Sul, chove forte neste sábado em Florianópolis (SC), o que não está previsto para o domingo. A temperatura máxima deverá variar de 26ºC a 28ºC.

Em Curitiba deve chover no período da tarde deste sábado e fazer calor. Previsões do Inmet mostram que a temperatura máxima poderá chegar a 32ºC. No domingo, os termômetros devem atingir até 30ºC.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Everson
    04/05/2024
    Sou do sul e moro em Franca, meu irmão mora em canela RS e não existe mais acesso a cidade do risco de desabastecimento de alimento,estão sem agua a 2 dias,e existe o risco da barragem da cidade romper,partes da cidade está sendo evacuada. Se deus quiser não haverá rompimento da barragem