VIVER BEM

Exercícios aumentam a imunidade

Cientistas descobrem que fazer cerca de 15 minutos de atividade física moderada já ajuda

28/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Reprodução

Pesquisadores da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, descobriram que basta 15 minutos de atividade física com intensidade moderada para aumentar a imunidade. O trabalho foi apresentado neste mês durante o encontro anual da Sociedade Americana de Fisiologia, que aconteceu em Long Beach, Califórnia.

De forma mais específica, o curto tempo de exercícios foi suficiente para elevar o número de células que fazem parte da primeira linha de defesa do sistema imunológico e ajudam a identificar agentes invasores, como vírus e bactérias. "Mobilizar mais dessas células pode levar à proteção do corpo contra infecções, reduz a probabilidade de desenvolver certas doenças e ajuda a melhorar os desfechos de alguns diagnósticos por meio do controle das infecções de forma mais eficaz", explica Rebekah Hunt, pesquisadora da Universidade de Houston e primeira autora do estudo, em comunicado.

Os pesquisadores explicam que pesquisas anteriores já haviam mostrado que o exercício aumenta o número de dessas células na corrente sanguínea, mas o novo estudo revelou como pouco tempo, na intensidade moderada, já consegue levar a esse efeito benéfico. Para chegar aos resultados, os cientistas recrutaram 10 voluntários, entre 18 e 40 anos, que se exercitaram numa bicicleta ergométrica por 30 minutos.

O sangue dos participantes foi coletado antes da sessão e após 15 e 30 minutos. A análise revelou que já na primeira observação, somente 15 minutos após os voluntários terem começado a pedalar de forma intensa, o nível das células já havia subido.

No entanto, não continuou a aumentar na marca de 30 minutos. "Nossos resultados não apontam para uma vantagem clara em termos de aumento das células citadas na corrente sanguínea ao se exercitar por mais de 15 minutos em uma intensidade moderada", disse Hunt.

Os cientistas acreditam que esse efeito positivo pode ser particularmente importante para pacientes oncológicos, já que essas células são conhecidas por matar células cancerígenas.

Estudo pode encorajar a prática física

Em 2022, um trabalho publicado na revista científica "Cancer Research", por pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, analisou dados de 2.734 indivíduos acompanhados durante um período de 20 anos e constatou 72% menos casos de câncer metastático (que se espalha para outros órgãos) entre aqueles que praticavam regularmente atividade aeróbica de alta intensidade. Para os cientistas do novo estudo, a observação de que somente 15 minutos já ativam essas células pode encorajar aqueles que têm pouco tempo na rotina para inserir a atividade física.

A intensidade do exercício pode ser medida por meio do esforço cardiovascular e respiratório. Quando é possível conversar com outra pessoa durante a prática, considera-se que a atividade é leve. Já a moderada alta, mais importantes para alcançar o efeito observado no estudo, deixa o indivíduo mais ofegante, sem conseguir manter uma conversa por muito tempo.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.