VACINA CONTRA DENGUE

Saúde anuncia que Bauru e região receberão vacinas contra a dengue

Para o município, serão enviadas 22.219 doses; outras 29 cidades vizinhas também serão contempladas, segundo o ministério

Por Tisa Moraes | 26/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

A vacina contra dengue é voltada a pessoas de 10 a 14 anos; veja quadro no final
A vacina contra dengue é voltada a pessoas de 10 a 14 anos; veja quadro no final

O Ministério da Saúde (MS) anunciou nesta quinta-feira (25) a expansão da vacinação contra a dengue para mais 625 municípios brasileiros, incluindo Bauru e outras 29 cidades da região. Elas serão contempladas com a quarta remessa de 986.548 doses, que também será destinada às localidades beneficiadas nas etapas anteriores.

Entre os municípios da região que receberão a maior quantidade de doses, estão Bauru (22.219), Jaú (7.780), Lençóis Paulista (4.211), Pederneiras (2.936) e Agudos (2.556). Botucatu, que contabiliza o maior número de casos e mortes por dengue — 10.194 e quatro, respectivamente — não foi contemplada.

Bauru contabiliza somente neste ano 2.729 moradores infectados e quatro vítimas fatais por dengue, segundo o Painel de Monitoramento de Dengue do Estado de São Paulo. Na região, abrangida por 40 municípios, já são 38.294 casos e 37 mortes.

Segundo o MS, as doses destinadas à segunda aplicação do imunizante para completar o esquema vacinal serão enviadas posteriormente, considerando o intervalo recomendado de três meses entre as duas etapas. A vacina contra dengue é voltada a pessoas de 10 a 14 anos, público que concentra a maior proporção de hospitalização pela doença.

A distribuição da quarta remessa foi determinada com base em três critérios principais: o ranqueamento das regiões de saúde e municípios, o quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante) e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.

"Agora, temos 25 estados da federação contemplados com a vacina. Com essas novas remessas que estão sendo distribuídas, vamos chegar a 1,3 mil municípios atendidos em todo o Brasil. Importante destacar que estamos seguindo a lista de regiões previamente pactuada com os gestores de saúde dos estados e dos municípios", explicou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, em entrevista a jornalistas nesta quinta.

ALTA INCIDÊNCIA

Bariri e Pederneiras, outros dois municípios da região com alta incidência de casos e mortes por dengue, também receberão imunizantes. Com 3.044 registros e seis óbitos, Bariri será contemplada com 1.865 doses e Pederneiras, que contabiliza 2.820 casos e sete mortes, receberá 2.936 doses.

A imunização contra a doença foi iniciada no Sistema Único de Saúde (SUS) em fevereiro. O MS informou que adquiriu todas as vacinas disponibilizadas pelo fabricante, porém, a quantidade de doses está limitada à capacidade operacional e logística da empresa.

Por isso, acordou com órgãos representantes de secretarias de Saúde de estados e municípios critérios para a definição dos municípios que estão recebendo o imunizante, seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização e da Organização Mundial de Saúde.

A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunicou que não recebeu oficialmente a informação sobre a liberação de doses da vacina contra a dengue. A pasta antecipou que entrará em contato com a governo do Estado para verificar os detalhes sobre a vacinação na região.


Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.