PIONEIRO

Bauru é a 1.ª do País a obter reembolso de medicamento cuja dose chega a R$ 8 mil

Medicamento é destinado às vítimas de infarto agudo do miocárdio ou da Síndrome Coronariana Aguda, atendidos pelo Samu

15/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min

Atualizada às 7h40

Divulgação/Prefeitura de Bauru

Samu é o responsável pela aplicação do remédio
Samu é o responsável pela aplicação do remédio

A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, recebeu na última semana a habilitação pelo Ministério da Saúde para obter ressarcimento pelo uso do trombolítico Tenecteplase nos pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio ou da Síndrome Coronariana Aguda, atendidos pelas unidades móveis de suportes avançados do Samu.

Bauru é o primeiro município do País a receber o credenciamento para o ressarcimento integral pelo governo federal das aquisições do medicamento que tem custo médio de R$ 8 mil.

A pasta municipal cadastrou junto ao Ministério da Saúde a primeira solicitação de habilitação para o fornecimento do medicamento em agosto de 2022. O pedido atendeu à portaria 3.438 de 2021 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre as estratégias no âmbito da Linha de Cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio e sobre os atributos de procedimento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Prótese e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde (SUS).

O medicamento Tenecteplase é indicado para o tratamento trombolítico pré-hospitalar do infarto agudo do miocárdio ou da Síndrome Coronariana Aguda, devendo ser ministrado o mais rápido possível após o início dos sintomas. Se administrado em tempo hábil pelo profissional médico, o aumento da sobrevida dos pacientes é comprovadamente maior do que em pacientes que receberam o trombolítico em ambiente intra-hospitalar. O medicamento também é utilizado em ambiente hospitalar quando necessário.

A habilitação do financiamento do medicamento vai beneficiar os nove municípios regulados pela Regional Samu Bauru, que são Agudos, Arealva, Bauru, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Pederneiras, Pirajuí e Piratininga, com cobertura estimada de 596.592 pessoas. Todos os profissionais do Samu estão capacitados para a identificação dos sintomas do infarto agudo do miocárdio e da Síndrome Coronariana Aguda, bem como para a administração do trombolítico.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.