REGIONAL

Projeto da Fatec Jaú fecha parceria com empresa e atende Apae de Itapuí

Painéis sensoriais usados junto a crianças com espectro autista foram desenvolvidos em aula com apoio da Reval

30/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

Painel tátil desenvolvido para a Apae da cidade de Itapuí é composto por números e letras
Painel tátil desenvolvido para a Apae da cidade de Itapuí é composto por números e letras

Uma ideia pensada e desenvolvida durante uma aula da disciplina de Projeto do Produto, ministrada pelo professor Flávio Cardoso Ventura no curso de Gestão da Produção Industrial da Fatec Jaú, saiu do campus e tornou-se parte de um programa social que envolveu, além de uma equipe de alunas da faculdade, uma empresa e uma instituição do Terceiro Setor no atendimento a crianças autistas.

Este foi o caminho que percorreu o projeto de painéis sensoriais também para pessoas com espectro autista, que há um ano e meio nasceu em sala de aula e foi adotado pela Apae de Itapuí (a 44 quilômetros de Bauru).

Começou com um grupo de quatro alunas da Fatec - Géssika Almeida, Gabrieza Souza, Gabriela Almeida e Luana Alvin, que criaram o primeiro painel sensorial, cujo objetivo é servir de apoio pedagógico durante atividades com este público, por exemplo. O painel, composto por objetos, letras e números em diversos materiais, ajuda nos processos de alfabetização e de organização do conhecimento.

Uma iniciativa anterior desenvolvida na Apae de Jahu foi o incentivo para expandir a ideia, conta a aluna Géssika Almeida. "Vi o projeto de um tapete sensorial e achei que seria bacana trazer a ideia para a empresa". Ela é colaboradora na Reval, uma das maiores distribuidoras de material de papelaria do País, que mantém há 10 anos o REVS - Reval Sustentabilidade e Social, um grupo de 35 voluntários que realiza ações relacionadas a meio ambiente e responsabilidade social na empresa e na comunidade de Itapuí.

A ideia encontrou eco no grupo de trabalho do REVS do qual Géssika faz parte e na empresa. A partir daí, com material cedido na própria Reval e sob a orientação dela, cujo grupo já havia desenvolvido um primeiro protótipo cedido a outra Apae da região, oito painéis sensoriais foram produzidos e doados à instituição em Itapuí.

Os painéis estão instalados em duas salas da Apae e são utilizados em aulas para crianças com síndrome autista. Segundo a diretora da instituição, Flávia Juliana Avelino da Silva, as professoras fazem uso constante do material como apoio pedagógico.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.