RECEITA

Brandade de bacalhau

Quando se diz “brandade’’, fica patente que é de bacalhau. Não há brandade de outros peixes. O prato é bem antigo. Veja a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 31/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi

Ingredientes (para 4 pessoas)

  • 400 g de bacalhau 
  • 4 dentes de alho
  • 4 colheres de azeite
  • 400 ml de leite
  • 100 ml de creme de leite
  • 4 batatas médias
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 pitada de noz-moscada
  • Raspas de limão-siciliano

Quando se diz “brandade’’, fica patente que é de bacalhau. Não há brandade de outros peixes. O prato é bem antigo e consta em livros de culinária francesa datados de 1830. O nome vem do verbo "brandar", que em dialeto provençal significa "misturar". Nesta receita que se tornou um clássico e aparece com muita frequência também nas mesas portuguesas e espanholas, o bacalhau mistura-se a outros ingredientes para ser apresentado em forma de mousse. Diz-se que o renomado escritor Alphonse Daudet gostava tanto da iguaria que fundou em Paris, num café da Place de l’Odéon, "Os jantares da brandade". Custavam seis francos e davam direito aos convivas de declamar poemas e ler pequenos textos.

Embora em nosso país o bacalhau ganhe manchetes culinárias só na Semana Santa, o peixe salgado é ingrediente de finos pratos nos melhores cardápios do mundo durante o ano todo. A brandade é um deles e pode ser servida como entrada, acompanhamento ou prato principal. A excelência dependerá da qualidade do bacalhau e do esmero no preparo. Embora alguns chefs recomendem o lombo do bacalhau, sempre muito caro, podemos fazer uma boa brandade com as lascas, vendidas a preços mais palatáveis. O importante é que seja bacalhau legítimo e não qualquer peixe seco dos rios amazonenses. O azeite precisa ser de boa procedência. Dá para substituir o creme de leite fresco pelo de lata. As raspas de siciliano não são imprescindíveis, mas conferem um toque muito especial ao preparo.

Na véspera, coloque o bacalhau em recipiente com bastante água, tampe com pano de prato e deixe durante 24 horas na geladeira, renovando a água pelo menos seis vezes. A esse procedimento chamamos dessalgue. Ao fim deste prazo retire da água e leve ao fogo em panela com leite e junte os dentes de alho. Use panela funda (para não derramar o leite) e deixe ferver em fogo baixo até cozinhar. Desligue a chama e espere esfriar. Enquanto isso, cozinhe as batatas com a casca até que fiquem macias. Ainda mornas, descasque-as e passe-as pelo espremedor. Reserve.

Retire os pedaços de bacalhau do leite já frio e limpe-os das peles e espinhas, se for o caso. Coe o leite onde o bacalhau foi cozido e reserve. Desfie o bacalhau ou passe-o pelo processador. Refogue-o no azeite e em seguida adicione as batatas amassadas, mexendo sempre. Acrescente lentamente a esta mistura o leite coado e o creme de leite, mexendo para bem homogeneizar. Teste o sal. Tempere com a pimenta-do-reino branca e a noz moscada. Transfira para a travessa de servir e rale sobre a superfície a casca de meio limão siciliano. Sirva quente ou frio com torradas, pesto de manjericão ou grão-de-bico assado com alecrim e páprica.

Sonia Machiavelli é professora, jornalista, escritora; membro da Academia Francana de Letras

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.