VIA SACRA NA REGIÃO

Tradicional Via Sacra será encenada nas cidades de Iacanga, Jaú e Ibitinga

Grupo teatral de Ibitinga evangeliza por meio das apresentações há 43 anos, tempo em que mesmo ator interpreta Jesus

Por Lilian Grasiela | 22/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min
da Redação

Grupo de Teatro Bom Jesus/Ibitinga

Grupo de Teatro Bom Jesus encena o ato desde 1982
Grupo de Teatro Bom Jesus encena o ato desde 1982

Neste ano, a emoção da encenação ao vivo da Via Sacra pelo Grupo de Teatro Bom Jesus, que costuma atrair um grande público e ficou durante muito tempo restrita a Ibitinga (90 quilômetros de Bauru), será ampliada para três municípios, dois deles na região (veja a programação completa abaixo). No total, 110 figurantes irão reviver as 15 estações da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, personagem que, pela 43ª edição, será vivido pelo ator Robinson Pinheiro, de 68 anos.

"O grupo está eufórico. Nós estamos trabalhando bastante", conta Pinheiro. O último ensaio ocorreu na quarta (20) e, nesta quinta (21), os membros da equipe se reuniram para acertar os últimos detalhes da apresentação e retirar figurinos. "É um prazer muito grande poder completar 43 anos de apresentações", declara.

Nesta edição, a encenação terá novidades nos cenários. "Está sendo feito um sepulcro muito bonito e maior", conta. "A ressurreição também terá um formato ainda mais bonito do que foi nos anos anteriores, com efeitos de fumaça e luzes e fogos sem barulho. E o Cristo deve ser elevado a uma altura de 10 a 14 metros".

O trabalho ficará a cargo de uma plataforma elevatória. "E olha que eu tenho medo de altura", revela o intérprete de Jesus. Apesar da tensão, ele diz que o esforço vale a pena. "O segredo é seguir, olhar fixo para o horizonte e não ficar baixando muito a cabeça. No momento, Deus ajuda. E a visão lá de cima é muito bonita".

O ator explica que, além de relembrar os últimos dias de Jesus Cristo na terra, a encenação da Via Sacra, que teve início em 1982, mas foi suspensa três anos em razão da pandemia da Covid-19, retornando em 2023, tem um propósito maior. "Nós evangelizamos através do teatro. Essa é a missão nossa", afirma. "Se uma só pessoa mudar sua vida para melhor, todo o nosso trabalho terá valido a pena".

PROGRAMAÇÃO

Neste ano, a encenação da Via Sacra na região pelo Grupo de Teatro Bom Jesus de Ibitinga começa neste sábado (23), na Praça da Matriz de Iacanga (50 quilômetros de Bauru). Às 18h, haverá uma missa campal presidida pelo padre Rosinaldo Faria de Souza, pároco da Paróquia de São João Batista de Iacanga, seguida da apresentação teatral ao vivo, às 19h30.

No domingo (24), os atores desembarcam no Parque do Rio Jaú, em Jaú (47 quilômetros de Bauru). No local, também haverá missa campal, às 18h, presidida pelo bispo diocesano de São Carlos, dom Luis Carlos Dias, seguida da encenação ao vivo, às 19h.

Na próxima quarta (27), o grupo se apresenta na sua terra natal, Ibitinga, no Pavilhão de Exposições Dr. Licínio Hilmar de Oliveira. A programação começa às 19h, com missa campal presidida pelo padre Daniel Antônio, pároco da Matriz Imaculada Conceição de Ibitinga, seguida da apresentação da Banda Doce Veneno, às 20h, e Via Sacra ao vivo, às 21h.

No dia 28, a Catedral de São Bento, em Araraquara, será palco da encenação da Santa Ceia e de algumas cenas da Cia Sacra.

No dia 29, Sexta-Feira Santa, o Pavilhão de Exposições Dr. Licínio Hilmar de Oliveira de Ibitinga volta a receber a apresentação, às 21h. Antes, às 20h, haverá show com o Grupo Cantores de Deus.

Nas cidades de Jaú e Ibitinga, a organização pede que o público contribua com a doação de um quilo de alimento não perecível. Os produtos serão destinados aos Fundos Sociais de Solidariedade dos municípios para serem entregues a famílias em situação de vulnerabilidade.

Grupo se reuniu nesta quarta-feira para seu último ensaio (crédito: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Ibitinga)
Grupo se reuniu nesta quarta-feira para seu último ensaio (crédito: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Ibitinga)

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.