OPINIÃO

Ministério Público, DAE e o tratamento de esgoto

MINISTÉRIO PÚBLICO , DAE E O TRATAMENTO DE ESGOTO

Por Pedro Valentim | 16/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Em matéria do Jornal da Cidade (14/3) ficamos sabendo que a pedido do Ministério Público de Bauru a Polícia Civil instaurou inquérito criminal para apurar o atraso para se terminar a obra de tratamento de esgoto do DAE para averiguar se houve ou não prevaricação por parte de agente público.

Louva-se a iniciativa do Ministério Público, pois não é possível que uma obra que teve milhões destinados por parte da união esteja neste marasmo e com enorme risco de virar mais um elefante branco aqui em nossa cidade.

Se o inquérito criminal chegar à conclusão de supostas prevaricações, que os servidores públicos e agentes políticos envolvidos sejam punidos com os rigores da Lei e dado nomes aos bois. E cabe uma indagação: essa fiscalização não era para estar ocorrendo também no âmbito do Poder Legislativo?

Quanto à votação na Câmara Municipal do Projeto de Concessão do Tratamento de Esgoto, é preciso que os vereadores decidam o mais rápido possível.

No entanto, precisam saber que cerca de 1/4 da população brasileira, ou seja, mais de 49 milhões de pessoas, continuam sem acesso a um tratamento adequado de saneamento básico.

E estes dados são do Censo Demográfico do IBGE em 2022.

Esta realidade demonstra que o Estado vem pecando há centenas de anos e não consegue resolver o saneamento básico. E por causa dessa ineficiência administrativa prejudica milhões de brasileiros. E, dessa forma, aqui em Bauru não podemos ter uma discussão ou debate ideologizado sobre o tema. Queremos a resolução do tratamento de esgoto.

E para isto o dinheiro veio a fundo perdido. Se tem um projeto protocolado, tem que ser discutido e votado. Quem não concordar que apresente um projeto diferente.

Agora ser contra por ser contra sem apresentar solução diferente materializa a cegueira política, ideológica e administrativa.

Ainda mais quando parte de setores que já governaram a cidade e não resolveram nada sobre a questão.

PS - Noroeste neste sábado (15h10) no estádio Alfredo de Castilho é vencer ou vencer! E pra isto conta com a sua imensa e valorosa torcida.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.