CAMPANHA 'DIA S'

Secretaria de Saúde participa do ‘Dia S’ da campanha de combate ao sarampo e rubéola

Foi nesta quinta-feira (14), e marca o início da campanha nacional que segue até 24 de março

15/03/2024 | Tempo de leitura: 1 min

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A prevenção dessas doenças pode ser feita com a vacinação, que está prevista no calendário das crianças e disponível em todas as UBS e USF
A prevenção dessas doenças pode ser feita com a vacinação, que está prevista no calendário das crianças e disponível em todas as UBS e USF

A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (14) o 'Dia S' de combate ao sarampo e rubéola, que marca o início da campanha nacional que segue até 24 de março. A iniciativa tem por objetivo realizar buscas ativas - prospectiva, retrospectiva e laboratorial - para captação de casos suspeitos de sarampo e rubéola. As ações são as seguintes:

  • Prospectiva: os serviços de saúde identificam pessoas com sinais e sintomas de sarampo ou rubéola, notificando prontamente o serviço de vigilância epidemiológica.
  • Retrospectiva: com o levantamento de fontes de informação como prontuários clínicos e fichas de atendimento nos serviços de saúde, com o intuito de identificar pessoas que passaram por atendimento e apresentaram sinais e sintomas compatíveis com a doença nos últimos 30 dias.
  • Laboratorial: análise de casos em que se descartou a infecção por arbovírus (dengue, zika e chikungunya), para que sejam examinados para sarampo e rubéola, devido às semelhanças entre o quadro clínico destas doenças.

VACINA

A prevenção dessas doenças pode ser feita com a vacinação, que está prevista no calendário das crianças e disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF). A vacina tríplice viral, que protege do sarampo, caxumba e rubéola, está disponível para a população de 1 a 29 anos, com esquema de duas doses, e para a população de 30 a 59 anos, com o esquema de uma dose se não vacinado anteriormente. Os trabalhadores da saúde devem receber duas doses da vacina tríplice viral independentemente da idade.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.