OPINIÃO

Sociedade em foco e o espelho social

Por Roberto Pallu | 15/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min

O autor é produtor audiovisual

A sociedade vive um momento de intenso bombardeio de informações por meio das mídias convencionais e das plataformas digitais. Esse momento requer nova abordagem sob a perspectiva de compreensão do nosso mundo e das mudanças causadas no dia a dia das pessoas e também no mercado de trabalho. As plataformas assumiram o papel de "espelho social". Nele, qualquer pessoa pode obter fama, independente de formação acadêmica e de conhecimento adquirido. Basta se lançar e tentar a sorte, como numa "loteria universal de popularidade".

A cada dia, essa realidade se intensifica mais e mais. Qualquer um que comprar o bilhete, ou melhor, abrir um perfil, pode ganhar esse prêmio.

Ficar conhecido em todo planeta, ter milhões de seguidores e ser ouvido por outras milhões de pessoas em todo planeta. Esse princípio é tão sedutor que arrasta não apenas anônimos sonhadores, mas também artistas, políticos, médicos, advogados, atletas, donas de casa, padeiros, confeiteiros, todos. O mundo conectado escolheu a tela como seu grande ícone e passou a usá-la como seu espelho social para refletir o fascínio da multiplicação da sua própria imagem.

Essa é uma realidade que se apresenta como "relativamente nova". No entanto, quando buscamos referências históricas, nos deparamos com a real necessidade humana de transformar suas histórias em imagens. Desde os mais remotos tempos o ser humano busca eternizar o momento através de expressões visuais. A arte rupestre, presente e preservada em várias cavernas ao redor do mundo nos dá uma dimensão dessa necessidade latente.

Mais recente que os homens das cavernas, os hieróglifos da Antiguidade também traziam à tona essa constante busca por usar a expressão imagética como ferramenta de comunicação e de eternização do momento.

Com o passar dos tempos, a arte de registrar o momento ganhou diversos contornos. A habilidade artística desenvolvida e difundida por séculos e séculos criou novas sensações de apropriação do momento. Grandes artistas retrataram grandes temas. Artistas pouco conhecidos ou completamente desconhecidos (os não famosos) também se fizeram presentes em retratar momentos, rostos e expressões diversas em suas telas. No entanto, porém, todavia, entretanto... a realidade atual nos revela a tela, como sendo o novo lago de Narciso. E agora?

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.