OPINIÃO

Por que sou bauruense

Por Paulo Cesar Razuk | 15/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min

O autor é professor titular aposentado do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Unesp - câmpus de Bauru

Embora nascido em Pederneiras, foi em Bauru que construí minha vida. A partir da segunda metade da década de 60 estudei, me formei e comecei a trabalhar aqui em Bauru. Casei-me com uma bauruense nata e constituí uma família de bauruenses.

Por décadas atuando na educação aqui em Bauru, contribuí com a formação de pessoas, pois, se existe um único fator sob nosso controle que pode influenciar diretamente quem somos como pessoas, é a educação. Para mim a educação não é apenas aprender aptidões para prover o sustento; é aprender a entender a própria vida.

A verdadeira educação é algo que penetra fundo no interior de uma pessoa, capacitando-nos a usar a informação que absorvemos para sermos intrinsecamente mais produtivos. Educação significa sensibilizar a si mesmo, aos seus amigos e à sua família para um mundo inteiro de verdade e a ter comprometimento com um bem maior que os desejos de cada um.

Bauruenses e forasteiros que se tornaram bauruenses, se transformaram em engenheiros qualificados que ajudaram a construir Bauru. A formação proporcionada pela educação é primordial para alguém que se dispõe, em qualquer área de atuação, a ajudar a construir uma cidade. Hoje nossa ordem política é uma conciliação pragmática e aceitável, permitindo que os indivíduos escolham seus líderes para gerenciar a cidade, ao mesmo tempo em que os torna responsáveis em relação à sociedade.

A Câmara Municipal é o poder legislador e fiscalizador que atua em prol da sociedade. Ali estão pessoas que encaram esse seu trabalho como um serviço altruísta e se dedicam a um propósito que é maior do que eles mesmos: ajudar a construir uma cidade que seja progressista, que cresça e que espalhe bem-estar e dê qualidade de vida aos seus cidadãos.

No momento em que escrevo esse texto fico satisfeito em observar a dedicação dos Vereadores as questões da educação, do saneamento e da segurança. Aliado ao incentivo a industrialização, esse tripé forma o alicerce básico que gera desenvolvimento e que levará Bauru a ter, novamente, uma vocação.

Graças a educação muitos cidadãos se tornam políticos, administradores, legisladores eficientes e alguns são até inspiradores. Dentro dessa categoria, destaco dois que passaram pela minha vida: um eminente professor, o nobre vereador José Roberto Segalla e o outro, um dedicado aluno e orientado, o nobre vereador, Guilherme Berriel Cardoso.

Hoje a educação continua para aqueles que não querem perder a empregabilidade, razão pela qual, ainda colaboro com inúmeros ex-alunos que me procuram, mesmo porque, para um verdadeiro professor, ensinar é uma obrigação e uma responsabilidade vitalícia.

Enquanto a educação formal pode acabar uma vez terminada a faculdade, percebo que o papel do educador se intensifica à medida em que nos tornamos mais experientes e adquirimos uma compreensão mais profunda de nosso lugar nesse mundo.

Deixo um agradecimento a todos os integrantes da Câmara legislativa de Bauru que, por unanimidade, outorgaram-me o honroso título de cidadão bauruense proposto pelo nobre vereador Guilherme Berriel Cardoso.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.