OPINIÃO

Sem celular e com aprendizado

Por Adilson Roberto Gonçalves | 06/03/2024 | Tempo de leitura: 1 min

O autor é pesquisador na Unesp – Rio Claro

Alguns sistemas educacionais estão proibindo o uso do celular em sala de aula. Editoriais de jornais estão avaliando a questão de uma forma rasa, defendendo ou condenando a medida. A questão é mais ampla, uma vez que a aprendizagem ocorre dentro do educando e, de fora, devem ser usadas as melhores técnicas, estratégias e procedimentos para isso acontecer.

A calculadora já foi um dia banida da sala de aula, como também, bem antes, houve a proibição de fotocopiar livros, apostilas e listas de exercícios. Hoje o aluno fotografa com o celular a lousa, como se o tempo perdido compensasse uma hipotética revisão do assunto pela visualização das telas. Ter o conteúdo não é reter o conteúdo. Copiar em um caderno é uma forma de reter informação e fazer melhor uso dela quando for necessário. Não é a conhecida "decoreba", mas, sim, uma estratégia de aprendizado.

Lembremos que, além da comprovada leitura mais prazerosa e eficiente em folhas de papel, a escrita cursiva é fundamental para melhor desempenho de habilidades motoras, outro treinamento que está em desuso. Assim, como qualquer outra ferramenta, ao celular cabe que se saiba usá-lo, pois não haverá impedimento se a tecnologia estiver disponível.

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