CULTURA

'O Reencontro em Calathus': a ficção científica bauruense

Livro explora futuro distópico após a colonização de outros planetas pela humanidade

18/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

Silvio Serrano, 63 anos, é natural de Campo Mourão (PR), mas mora em Bauru desde os 11 e se considera bauruense
Silvio Serrano, 63 anos, é natural de Campo Mourão (PR), mas mora em Bauru desde os 11 e se considera bauruense

O 'Reencontro em Calathus', uma ficção científica "raiz" ambientada em um universo inteiramente novo e futurista, inclusive com fauna e flora alienígena, será lançado no próximo sábado, dia 24 de fevereiro. O evento acontecerá no Jardim Botânico, em Bauru, a partir das 10h, e contará com a presença do autor Silvio Serrano, 63 anos, para autografar os exemplares. A obra é uma das raríssimas produções do gênero produzidas inteiramente no município. A Canal 6 editora é da Sem Limites e o escritor, natural do Paraná, mora na cidade desde os 11 anos e, por isso, se considera bauruense.

A obra marca a estreia literária de Serrano e traz uma trama recheada de intrigas, aventuras e romance. Para criar a capa, Celso Silva, o ilustrador da obra, se inspirou em Frank Frazetta, artista dos gibis do Conan.

Serrano, por sua vez, se inspirou em autores como Arthur C. Clarke (2001: Uma Odisseia no Espaço e Encontro com Rama), Andy Weir (Perdido em Marte) e Isaac Asimov (Fundação e Eu, Robô). Ao JC, ele conta que a ideia da história já existe em sua cabeça desde a década de 90. Na época, ele começou a escrever o livro, mas não o concluiu. Após alguns na gaveta, decidiu retomar a obra com a chegada da pandemia de Covid-19.

"O livro é focado nos personagens e o desenvolvimento de cada um deles foi escrito seguindo certa intuição. Em determinado momento da produção, me envolvi com os personagens de tal forma que eles passaram a controlar os rumos da trama", conta Silvio.

A obra inclui, também, um glossário da fauna e flora do planeta criado por Silvio. Ele coleciona anos de experiência como fotógrafo de natureza, além de uma paixão pelo tema que o acompanha desde criança. Essa relação foi uma das bases para criação da ambientação do Reencontro em Calathus.

SINOPSE

Situado em um futuro remoto, a trama nos apresenta Calathus, a mais nova colônia do planeta Terra. Dispostos a enfrentar um planeta selvagem e inóspito, colonos partem para construir uma nova história para a humanidade. Porém, o destino reservou um grande desafio a esse grupo. Após uma pandemia devastadora na Terra que interrompe todo o projeto de colonização, Calathus é abandonado à própria sorte. Quatrocentos anos depois da catástrofe terrestre, uma nova expedição ruma ao planeta à procura de sobreviventes. Cabe aos tripulantes da nave Santos Dumont descobrirem o que aconteceu com a colônia.

SERVIÇO

O Jardim Botânico fica na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, km 232. A sessão de autógrafos ocorrerá no Centro de Educação Ambiental, a partir das 10h. O livro já está em pré-venda, no site da Canal 6 Editora: https://canal6.com.br/sloja/produto/o-reencontro-em-calathus/. O autor também publica informações sobre alguns dos personagens em seu instagram: @silvioserrano_photos.

O artista gráfico Celso Silva se inspirou nas capas dos gibis do Conan para criar a ilustração
O artista gráfico Celso Silva se inspirou nas capas dos gibis do Conan para criar a ilustração

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.