MERCADO

Bracell finaliza 'Projeto Conexão' e capacita mais de 97 gestores

Oito municípios de atuação da empresa participaram ativamente do projeto

13/01/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Divulgação

A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, realizou, no dia 7 de dezembro, o evento de encerramento do "Projeto Conexão", uma iniciativa da companhia com o objetivo de fortalecer organizações da sociedade civil. Realizado por meio do Bracell Social em parceria com o Instituto Ekloos, a ação beneficiou 25 instituições ao longo do último ano com a capacitação de 97 gestores.

Oito municípios de atuação da empresa participaram ativamente do projeto, com instituições de Agudos, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras, Itatinga, Barra Bonita, Bauru e Botucatu.

Andréa Gomides, fundadora do Instituto Ekloos, diz que "o fortalecimento das organizações da sociedade civil é fundamental para que as pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social participem de projetos mais inovadores e com mais qualidade, aumentando as oportunidades de transformação das realidades sociais".

Ao longo de sua execução, o programa abordou temas essenciais para o fortalecimento e gestão das organizações, como a elaboração de projetos sociais, captação de recursos, planejamento estratégico, administração, comunicação, gestão financeira e questões legais.

"O Conexão tem como propósito fortalecer institucionalmente as organizações da nossa região, visando a autonomia e a sustentabilidade dessas entidades, além de promover uma rede colaborativa entre os participantes. Acreditamos que, unindo forças, conseguimos potencializar o impacto social dos nossos projetos no território em que atuamos", avaliou a coordenadora de Responsabilidade Social da Bracell em SP, Francine Mendonça.

Uma das organizações beneficiadas pelo "Projeto Conexão" foi a Apae de Agudos, que passou a ter uma melhor gestão financeira. Elisângela Carvalho de Oliveira, responsável pela captação de recursos da instituição, explica que o projeto trouxe 'novos horizontes'. "Antes do Conexão, tínhamos o costume de buscar sempre uma ou duas fontes de receita. Com o projeto, entendemos que podemos ir além. Criamos um planejamento, alinhamos uma estratégia de comunicação e fomos em busca de novas oportunidades e novos parceiros", disse.

Já para o Recanto dos Velhinhos de Macatuba, o programa foi essencial para aprimorar as técnicas de gestão da instituição. "Achávamos que tínhamos conhecimento total de gestão e de alinhamentos técnicos de equipe. Depois do projeto, conseguimos aprimorar as nossas técnicas e alinhar todos os meios operacionais da nossa instituição. Tivemos resultados positivos. Ficamos muito felizes pela oportunidade e pelo projeto", celebrou a assistente social Letícia Corrêa Santos.

Após o evento de encerramento, o "Projeto Conexão" deve seguir com o acompanhamento das ações das instituições participantes e realizar um novo diagnóstico após um ano, avaliando o real impacto das estratégias aplicadas.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.