OPINIÃO

Não espere o carnaval para começar o ano!

Por Reinaldo Cafeo | 11/01/2024 | Tempo de leitura: 2 min

O autor é diretor regional da Ordem dos Economistas do Brasil

Aquela máxima de que no Brasil o ano começa depois do carnaval, a meu juízo, não tem mais espaço no mundo dos negócios. Primeiramente porque os compromissos financeiros estão a todo vapor. Como dizem no popular, "a única certeza que temos é que os boletos vencem". Esperar fevereiro para começar a pensar em fluxo de caixa pode levar o negócio à bancarrota.

Além das questões financeiras, mesmo com os recessos parlamentar e do judiciário, as decisões estratégicas que impactam a macroeconomia e com consequência microeconômica, estão sendo tomadas a cada instante. Taxa de juros, indicadores de desempenho, entre outras variáveis, não param de ser analisadas e especuladas.

Também tem a questão envolvendo o encantamento dos clientes. Somente grandes corporações, que atuam em estruturas de mercado concentradas, como são os casos dos oligopólios e monopólios, é que podem se dar ao luxo de suspender vendas e não atender os clientes neste período. Neste particular, estive recentemente com dois diretores de uma empresa da região, que conquistaram a confiança de um grande comprador porque não suspenderam as atividades no período entre o Natal e o Ano Novo, ou seja, enquanto muitas empresas estão férias coletivas, eles tocaram a empresa a todo vapor. Sucesso total com este cliente.

Com o mundo digital, interligado, com concorrência acirrada, certos paradigmas precisam ser revistos, e um deles é ter marcações de datas para iniciar atividades. Infelizmente parte da sociedade e em especial alguns profissionais, são os campeões da postergação. Qualquer motivo é utilizado com desculpa para adiar focar no negócio, adiam sua expansão em atender a demanda.

É evidente que algumas profissões permitem férias neste período do ano. Os professores, os advogados, os profissionais do setor púbico, são exemplos de categorias profissionais que podem dar aquela esticadinha neste período, mas os empreendedores de uma forma geral, não tem moleza não.

Por fim, fica o indicativo: enquanto algumas organizações tentam pegar no "tranco" neste período, há muitas outras operando a todo vapor, e levando vantagem neste competitivo mercado. E aí, vai esperar passar o carnaval para iniciar o ano? No mundo real as coisas estão bem aceleradas e não há como esperar o "bloco passar".

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.