OPINIÃO

COP28 em Dubai: tragédia anunciada

Por José Pedro Naisser | 13/12/2023 | Tempo de leitura: 1 min

O autor é ecologista

Mais uma vez o meio ambiente é surpreendido pelos produtores e exploradores dos recursos naturais como petróleo, gás e carvão mineral. No texto final da COP28, os supostos donos do mundo produtores de petróleo não aceitam nem a menção ao compromisso da eliminação gradual dos combustíveis fósseis no Planeta.

A China e a Índia insistem na manutenção do carvão, mesmo que isso custe a vida de seus habitantes - China com 34% e Índia 38% de sua matriz energética desse minério. Os USA pularam fora e insistem na produção de armas, junto com a Rússia do Putin. Com relação ao Brasil, também foi o grande fiasco da conferência, pois não apresentou nada, a não ser a degradação dos Biomas da Amazônia, Pantanal e Mata Atlântica. Ficamos com o mico na mão, as empresas usam os recursos naturais hoje e prometem reduzir a partir de 2030.

O mercado do suposto Crédito de Carvão é fake news, perde em larga escala para o Débito de Carvão de nossas florestas. Só aguardar o terrível Inverno no Hemisfério Norte e o escaldante Verão no Hemisfério Sul. O ser humano só resiste a 37 graus, depois disso é vertigem e desmaio certo. Com temperaturas de 40 graus nada germinará nas culturas de soja, trigo e milho, alem da estiagem severa que se aproxima.

Pobre das nossas florestas e as gerações futuras. Assim caminha a desumanidade contra a vida.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.