OPINIÃO

Confiança e força na trilha de desenvolvimento da indústria

Por Rafael Cervone e Gino Paulucci Junior | 24/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Os autores, Cervone é presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e Paulucci é diretor-titular do Ciesp Bauru, e presidente do Conselho Administrativo da Abimaq e do Sindmaq

O Coquetel da Indústria Ciesp Bauru 2023, neste dia 24 de novembro, no Cali Club, comemora o 74º aniversário da entidade, que transcorre em 26 de dezembro, e mais um ano de seu intenso esforço em favor do fomento do setor. É uma história construída pelos empreendedores da cidade e da região e por aqueles que se dedicam à participação em entidades como forma de trabalhar pelo bem comum e o progresso econômico e social.

Por isso, nada mais justo do que celebrar a data prestando reconhecimento às empresas associadas, seus gestores e colaboradores, cuja participação no Ciesp é uma demonstração de confiança na atuação da entidade e fortalece sua mobilização local, estadual e nacional em prol de uma indústria mais avançada, moderna, competitiva e capaz de contribuir cada vez mais para o progresso brasileiro.

Em 2023, as homenageadas, por alcançarem marcos relevantes como filiadas são: Plasútil (35 anos); Fittycor Tintas Flexográficas, Reghine Porto de Areia / Terraplanagem, Reghimix Concreto (25 anos); Brumax (20 anos); Beta Suprimentos Industriais, Dexco, Ecirtec, JM Empilhadeiras e Zopone Engenharia (15 anos); Padroniza (10 anos); Haribo, Omnigráfica e Scaffold Education (5 anos).

Toda empresa com alguns anos de atividade já comprovou seu grau de relevância, contribuindo para criar empregos, conferindo mais robustez à cadeia produtiva, gerando negócios em escala e contribuindo para o desenvolvimento social com seus tributos.

Cabe lembrar que a indústria tem fator multiplicador de 2,15, o maior dentre todos os ramos de atividade. Isso significa que, a cada R$ 1,00 que produz, são gerados R$ 2,15 na economia. Assim, é fundamental o empenho que temos feito, com a força de toda a rede do Ciesp, visando ao êxito do programa de neoindustrialização.

Nossa entidade também atua em várias frentes pelo bem-estar da sociedade. Por isso, além das empresas, homenageamos, neste Coquetel da Indústria, a Sorri, que completa 47 anos, e a Apae, com 58 anos de história em Bauru. São organizações não governamentais de excelência em termos de sustentabilidade financeira, gestão e transparência, prestando serviços de alta relevância à população.

O Ciesp Bauru abrange a sede e mais 25 municípios: Agudos, Arealva, Avaí, Balbinos, Boracéia, Borebi, Cabrália Paulista, Cafelândia, Duartina, Espírito Santo do Turvo, Guaiçara, Guarantã, Iacanga, Lins, Macatuba, Paulistânia, Pederneiras, Pirajuí, Piratininga, Pongaí, Presidente Alves, Reginópolis, Sabino e Uru. A população dessas cidades soma 703.719, conforme o Censo de 2022.

Para esse expressivo contingente humano, as 1.200 indústrias de transformação da região desempenham papel socioeconômico importante, mantendo 40.744 empregos formais, segundo dados de setembro último.

É a força do nosso setor contribuindo para que o Brasil conquiste o desenvolvimento e proporcione vida de melhor qualidade ao seu povo.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.