OPINIÃO

Milei surpreende o mercado

Por Paulo Panossian | 21/11/2023 | Tempo de leitura: 1 min

O autor é colaborador de Opinião

Depois da vitória retumbante, por 55,77% contra 44,22%, sobre seu adversário, o peronista Sergio Massa, como novo presidente da Argentina, Javier Milei em seu primeiro discurso na Casa Rosada, surpreende positivamente o mercado.

Não porque confirma que vai fechar, como prometeu em campanha, o Banco Central. Mas pelas privatizações de estatais que anunciou, desde grupos de comunicação, como rádio, TV pública, mas principalmente a estatal de petróleo e gás YPF.

E como economista que é, e predileção de dolarizar a economia, se obtiver sucesso na privatização da petroleira YPF, poderá arrecadar dezenas de bilhões de dólares, fazer reservas cambiais (hoje quase zero) que lhe permitirão a tal dolarização. E, quem sabe, com um surto de lucidez copiar o que bem fez o Brasil, na era FHC, introduzindo o Real, que dizimou a nossa hiperinflação.

E Milei, se tiver apoio do Congresso, também pode finalmente debelar a inflação da Argentina, hoje em quase 150% ao ano, e diminuir o índice de pobreza de mais de 40% da população...

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Fer
    21/11/2023
    Se dolarizada, eles vão se ferrar! Óbvio! Aqui dolarizaram os combustíveis e ninguém baixa ou segura! Tudo ilusão! Qd criaram o plano real lembro que o Kg do pãozinho era 1 real e o litro da gasolina, 1 real tb! Vejam quanto está hoje!