OPINIÃO

A política sem ideias. O que tem valido é o poder

Por José Xaides | 08/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min

O autor é membro do MCDR ligado ao PDT

Como professor e militante pelo urbanismo, com foco na busca de uma cidade mais econômica, justa e humanizada para toda a sociedade, venho há décadas trabalhando em cidades e bairros pela luta de inclusão, formação de lideranças comunitárias, defendendo direitos urbanísticos de toda a sociedade.

Seja no campo da habitação, no meio ambiente, patrimônio histórico e cultura, mobilidade e mesmo em atender ao mercado de adensamentos verticais desde que haja contrapartidas justas para resolver problemas de infraestruturas, equipamentos públicos, lazer e esporte etc, através do que pesquiso sobre operações Ganha/Ganha por Escambos Urbanísticos.

Sobre isso, debati recentemente com vereadores de Bauru quando fui chamado na CEI das Contrapartidas.

Fiz essa introdução leitor, por duas razões a saber.

A primeira para dizer que este assunto é onde há a maior circulação de interesses econômicos de uma cidade, seja público ou privado e portanto, onde várias das políticas se cruzam e os cidadãos e cidadãs deveriam ficar atentos e buscarem entender melhor as regras do planejamento urbano, para fazer cidades mais equilibradas nas distribuições dos seus benefícios, evitando deteriorações de áreas centrais, periferização dos mais pobres e a segregação social imposta pela especulação imobiliária e a "corrupção urbanística".

A segunda razão é que os partidos políticos, no geral, não discutem essas políticas públicas no seu âmago. Não formam quadros críticos qualificados para exercerem devidamente os cargos em planejamento urbano, mas também no geral, apenas se articulam sem integração com a população (bases populares) e com as suas necessidades sociais, sem espaço de transparência com a formação política da sociedade, de acordo com seus princípios ideológicos ou estatutários.

Acabam aglutinando pessoas apenas com interesses pelo poder, perpetuando um vício de discussões apenas em torno de chances imediatas de vitórias em eleições, que fazem perpetuar os "Donos do Poder", apenas debatendo num viés de "por ou tirar" alguém, quase sempre fazendo vistas grossas a tudo que tais figuras fizeram de errado ou de ruim para levar a cidade à situação que se encontra. Lamentável.

Em Bauru, continuaremos a fazer do urbanismo um foco de formação popular, debates, formação de lideranças comprometidas com as transformações necessárias para a maioria da sociedade.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.