OPINIÃO

Entrelinhas

03/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

JC Imagens

Repercussão 1

O Comitê de Ética do PDT de Bauru recebeu nesta quinta-feira (2) uma representação que pede a avaliação da possibilidade de expulsão do vereador Serginho Brum, relator que concluiu pelo arquivamento da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apurou a compra do material Palavra Cantada. A medida, se concretizada, pode levar o parlamentar à perda do mandato.

Repercussão 2

A denúncia foi encaminhada por duas integrantes da legenda e menciona uma série de episódios em que Brum se posicionou contra os princípios do partido. Entre eles o apoio do pedetista à concessão do título de Cidadão ao ex-presidente presidente Jair Bolsonaro, o voto contrário à cassação de Suéllen na Comissão Processante das desapropriações e o relatório da CEI da Palavra Cantada pedindo o arquivamento dos trabalhos.

Justificativa

A representação afirma que, "[a partir] da atuação do vereador, depreende-se a violação de diversos dispositivos do Estatuto do PDT que versam sobre os deveres do filiado". E prossegue: "esta denunciante requer providências no sentido de evitar que o denunciado permaneça no PDT e participe da reeleição pelo partido no ano que vem".

Cabimento?

A coluna apurou que o Conselho de Ética da sigla já recebeu a denúncia e que iniciará o procedimento para avaliar a viabilidade da representação. Uma fonte ligada ao comitê diz que há "consideráveis chances" de expulsão do vereador do PDT. O conselho é formado por presidente, vice, secretária e dois membros titulares.

Na Justiça

E se o assunto é o PDT, uma ação judicial chamou atenção do mundo político nesta semana. Eliezer dos Santos pede indenização por danos morais contra a legenda sob o argumento de que foi sumariamente desfiliado do partido. Ele alega que não foi comunicado sobre a decisão, tomada poucas semanas após sua filiação, diz que a medida viola o direito à participação política na sociedade e pede indenização de R$ 6 mil.

Café com política

A vereadora Chiara Ranieri (União Brasil) é a entrevistada desta sexta (3) do programa Café com Política, uma parceria entre o JC e a 96FM. A mandatária foi a responsável pela elaboração de um relatório independente na CEI da Palavra Cantada, cuja conclusão foi pela irregularidade da aquisição e pelo encaminhamento dos documentos aos órgãos de controle externo. O programa começa às 7h30 e pode ser acompanhado pelo rádio, site do JC https://sampi.net.br/bauru/categoria/id/14352/cidade-360), pelo aplicativo ou pelas redes sociais do JCNET e da 96FM.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.