OPINIÃO

A exploração do fundo dos mares

Por José Pedro Naisser | 10/10/2023 | Tempo de leitura: 1 min

O autor é ecologista

Como se não bastasse a degradação das florestas, a contaminação dos rios amazônicos pelo mercúrio em busca do famigerado ouro, operações essas chamadas da Marcha da Insensatez, que destroem tudo que acham pela frente, temos agora a Nau dos Insensatos, que é a exploração da mineração no fundo dos oceanos.

A notícia correu o Brasil e a Agência Nacional de Mineração cita que já recebeu mais de 700 processos minerários ativos para exploração na costa brasileira, mas ainda não sabem como agir.

Como se não bastasse também a poluição e o descarte de milhões de toneladas de plásticos jogados no nosso Oceano Atlântico, sofremos também a pesca predatória onde os grandes barcos pesqueiros, muitos de bandeiras internacionais, que utilizam o sistema de "arrasto", onde milhões de peixes perdem a vida até chegarem aos barcos.

Esse é o mundo que vivemos hoje, nem mesmo os pedidos do Comandante Jacques Cousteau, que deixou na ONU uma Lei em favor da preservação dos sete mares, e um direito às gerações futuras, para quem trabalhamos, serão atendidos.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.