AUMENTO DO PIB

Região de Bauru tem maior alta do PIB no Estado em 12 meses

Por Tisa Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Aceituno Jr./JC Imagens
Produto Interno Bruto (PIB) da região de Bauru cresceu 5,5% em 12 meses, a maior alta em todo o Estado, junto com a região de Marília
Produto Interno Bruto (PIB) da região de Bauru cresceu 5,5% em 12 meses, a maior alta em todo o Estado, junto com a região de Marília

Com aumento da participação do setor de comércio e serviços, o Produto Interno Bruto (PIB) da região de Bauru cresceu 5,5% em 12 meses, a maior alta em todo o Estado, junto com a região de Marília, que alcançou o mesmo índice. O aumento refere-se ao período de julho de 2022 até junho de 2023, na comparação com os dois semestres imediatamente anteriores, ou seja, julho de 2021 a junho de 2022.

O índice, divulgado nesta quarta-feira (20) pela Fundação Seade, já desconta a inflação e corresponde ao desempenho mais expressivo entre as regiões administrativas do Estado (veja no quadro no final). Além de Bauru e Marília, as maiores variações foram as das regiões Central (que abrange Araraquara e São Carlos), com alta de 4,6%; Barretos, com 4,3%, e a Capital e São José do Rio Preto, ambos com 3,9%. Considerando os números absolutos, o PIB de Bauru alcançou R$ 70,414 bilhões em 12 meses, somado o resultado de 39 municípios.

O PIB representa o valor de todos os bens e serviços finais produzidos em determinado período. Trata-se de um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia para mensurar a atividade econômica, que inclui o desempenho de setores como administração pública, agricultura, indústria, serviços e comércio.

O resultado regional, segundo o Seade, também foi maior do que a média do Estado, de 3%. Juntas, as 645 cidades paulistas alcançaram um PIB de R$ 3,312 trilhões no período analisado. Segundo Vagner Bessa, gerente de indicadores econômicos da fundação, entre 2020 e 2022, a indústria ampliou sua contribuição para o Produto Interno Bruto regional, de 28,2% para 32% do total do valor adicionado gerado, e, após este avanço, agora, o setor de comércio e serviços volta a ser o principal responsável pelo incremento do indicador.

Isso porque, na região de Bauru, o PIB deste segmento foi o que mais cresceu, chegando a 6,9% no período de julho de 2022 até junho de 2023, comparativamente ao somado nos dois semestres anteriores. Já o PIB da agropecuária teve alta de 5,3% e da indústria, 2,6%.

"Uma hipótese a ser considerada é a existência de um transbordamento da indústria para comércio e serviços. Quando indústrias, como a de papel e celulose, em Lençóis Paulista, recebem forte investimento, há um encadeamento para o setor de comércio e serviços, especialmente o comércio atacadista, fornecedores de matérias-primas, equipamentos, seja no mercado interno, seja para exportação", detalha Bessa, fazendo referência à Bracell.

Além disso, o gerente acrescenta que outros ramos de atividade dentro do setor de comércio e serviços também são beneficiados, diante do aumento do número de pessoas empregadas na indústria, que injetam sua renda - normalmente mais alta do que a média - na economia. "Com isso, observa-se um crescimento dos serviços de transporte, alimentação, manutenção, serviços pessoais", pondera. Atualmente, comércio e serviços representam 63,3% do PIB da região de Bauru; a indústria, 32%, e a agropecuária, 4,8%.

Comentários

2 Comentários

  • RICARDO VIEGAS 22/09/2023
    fico muito feliz que o setor de comercio e serviços tenha voltado a crescer a ponto de ter tamanha influencia no PIB. este deve ser o setor da economia que mais gera distribuição de renda entre a população, Bauru é a locomotiva de nossa região e deveria já a muitos anos apoiar um projeto regional de politica. Toda vez que escuto que bauruense vota em Bauruense, vejo este espaço politico se apequenar, o correto seria a Região de Bauru vota em candidato da região. agora precisamos de quadros que realmente nos represente. Represente as nossas aspirações como comunidade. Precisamos Urgente de um movimento regional politico pra transformar nossos projetos em realidade.
  • Tati 21/09/2023
    Precisamos de empresas em Bauru! Chega de viver apenas do comércio! Precisamos de bons empregos para especialistas que estão se formando aqui e vazando da cidade!