Diante de vários espectadores curiosos, desde crianças a idosos, a Força Tática da Polícia Militar (PM) de Bauru realizou, na tarde deste sábado (26), uma simulação de assalto à joalheria com reféns no Boulevard Shopping, para mostrar à população como a corporação age em enfrentamento a crimes violentos. A ação foi realizada durante o ‘Dia da PM’, que celebra os 122 anos do 4.º Batalhão de Caçadores (4.º BC) e visa aproximar a corporação da comunidade. O evento também teve exposição de equipamentos, passeio de viatura, sobrevoo do helicóptero Águia e apresentação da camerata da PM.
A simulação ocorreu por volta das 17h, próximo à praça de alimentação. Começou com três homens armados entrando na joalheria e anunciando o assalto. No estabelecimento, havia quatro funcionárias, que foram “rendidas” pelos “bandidos”.
Pouco depois, foi simulada a chegada das células de Força Tática (fração de força de patrulha reforçada, treinada para ações táticas de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública) no local do “crime”.
As equipes conseguiram deter, rapidamente, dois dos três “assaltantes”. O terceiro, contudo, estava dentro da joalheria e resistiu, mantendo as funcionárias retidas. Com isso, houve negociação para libertação das reféns e, depois, para convencer o “criminoso” a se entregar. Nesse momento, foram mostradas estratégias baseadas no diálogo, que evitam o uso de violência e visam a preservação da vida de todos os envolvidos.
Além da simulação, a população pôde conhecer praticamente todos os equipamentos à disposição da corporação para atuação em Bauru e região, já que houve exposição de todas as frentes da PM: Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Base de Aviação de Bauru, 13.º Batalhão de Ações Especiais da Polícia (13.º Baep) e Força Tática do 4.º BC.
“Agosto é um mês muito simbólico para nós, pois é aniversário de Bauru e do 4.º BC, e também é celebrado o Dia do Soldado, em 25 de agosto. Então, essa parceria com o Boulevard para realizar este evento nos permite mostrar para a população toda a estrutura da PM para garantir a segurança, e também para interagir com a comunidade, sob a filosofia de policiamento comunitário”, diz o tenente-coronel Paulo Cesar Valentim, comandante do 4.º BC.