ESTILO

O impacto da imagem no sucesso pessoal e profissional

Por Fernanda Cavenaghi | 19/08/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Freepik

O primeiro passo do gerenciamento da imagem é definir qual imagem você gostaria de expressar
O primeiro passo do gerenciamento da imagem é definir qual imagem você gostaria de expressar

Estudos indicam que em menos de 10 segundos formamos um julgamento inicial da pessoa com quem estamos interagindo ou observando. Você sabia?

Tal dado mostra que somos seres visuais e, em poucas palavras, nossa imagem é a percepção que o outro tem de nós. É a partir dela que portas se abrem ou fecham.

Pesquisas apontam que pessoas que se preocupam com a imagem que estão passando no ambiente de trabalho ganham 9% a mais do que as pessoas que não se preocupam. Observe que a questão aqui não é em relação à beleza, mas sim em relação a ter uma imagem bem cuidada.

Como gerenciar a sua imagem
A imagem de uma pessoa existe em cinco dimensões diferentes. Já a percepção total que os outros têm de nós é a combinação dessas cinco dimensões da imagem. Elas se completam!

Assim, todas as dimensões da imagem de uma pessoa devem estar alinhadas e comunicando a mesma mensagem. Esse é o segredo para transmitirmos credibilidade tanto na vida pessoal quanto na profissional.

A primeira delas é uma dimensão interna e chamamos de autoimagem. Essa dimensão está relacionada com o julgamento que fazemos do nosso exterior e interior, como a aparência, as habilidades, o comportamento.

  • A autoimagem afeta diretamente como nos sentimos e a confiança que temos em nós mesmos. A segurança e a autoconfiança influenciam em tudo que fazemos, ajudam a projetar credibilidade e, dessa forma, contribuem ou não para nosso sucesso pessoal e profissional.

A segunda dimensão da imagem pessoal está ligada ao que as pessoas (nossos clientes, fornecedores, amigos e familiares) pensam e falam a nosso respeito.

  • É fundamental sabermos o que as pessoas de nossa confiança pensam e falam a nosso respeito, uma vez que a nossa reputação pode abrir ou fechar portas antes mesmo que as pessoas nos conheçam pessoalmente.

A terceira é a dimensão visual da nossa imagem. Somos observados o tempo todo, e, muitas vezes, nem percebemos.

  • A escolha de cada peça e acessório, o cuidado com a aparência, a forma física, a postura e linguagem corporal influenciam fortemente o julgamento que os outros fazem de nós.
  • As pessoas buscam nos primeiros segundos de qualquer interação evidências visuais que falem a nosso respeito: sobre nossos valores, personalidade e estilo de vida.

A quarta dimensão é o que chamamos de imagem vivenciada e inclui nossos comportamentos, atitudes e habilidades de comunicação e relacionamento.

A quinta e última dimensão é a imagem comprovada. Na convivência, as pessoas esperam que tudo o que projetamos por meio das dimensões anteriores seja confirmado nas nossas ações.

Benefícios do gerenciamento da imagem
Profissionais: projeta profissionalismo, qualidade, confiabilidade e competência; ganha maior visibilidade; tem maior chance de crescimento e promoção; tem maior vantagem competitiva e mostra que “pertence” a empresa.

Pessoais: projeta autoconfiança e segurança; ganha maior visibilidade, tem maior chance de conquistar seus objetivos, amplia os círculos de convívio.

Tome nota
O primeiro passo do gerenciamento da imagem é definir qual imagem você gostaria de expressar. Como sugestão, reflita sobre as qualidades que você gostaria que fossem associadas a seu nome, principalmente àquelas que você sabe que o diferenciam dos outros profissionais da sua área, e faça delas sua marca registrada. Investigue também a imagem que você transmite atualmente. O que as pessoas de sua confiança acham de você?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.