Temos a mesma idade, o Jornal da Cidade e eu. Como digo aos meus alunos, nossa diferença é que eu tenho mais anos de juventude do que eles. Manter imprensa independente e democrática é um desafio das últimas décadas e somente os veículos que conciliaram as diversas formas e plataformas sobrevivem. O editorial de Érico Braga ("127 anos de Bauru e os 56 do Jornal da Cidade", 1/8) é um alento para que essa empreitada continue.
Vivemos em um deserto de notícia, em que mais de 3200 municípios brasileiros, que correspondem a cerca de 30% da população, não possuem edições locais de jornais ou correlatos. São quase 60 milhões de habitantes que não possuem localmente nenhum veículo de informação, digital ou impresso, que fale mais proximamente das questões locais, de sua cidade, de seu bairro. Bauru tem esse privilégio e que o Jornal da Cidade continue a se reinventar, com parcerias como a do portal Sampi.
Mesmo mudando seu formato, que não interrompa a edição impressa, símbolo maior da resistência e existência deste oásis de informação.
Ainda que não resida na cidade, contribuo com o jornal há quase sete anos, desde minha chegada à Unesp de Rio Claro, tendo sido apresentado ao Jornal pelo Oscar D'Ambrósio. No início eram publicações esporádicas, muitas delas reproduções das que saíam no próprio site da Unesp.
Depois, por meio do atencioso contato com João Jabbour, essa parceria ficou mais frequente e regular, com artigos exclusivos para o Jornal da Cidade em que se pode tratar de assuntos variados, como meioambiente, educação, ciência, tecnologia e, em última análise, política.
Que assim sigamos!
escolha sua cidade
Bauru

escolha outra cidade
