SAÚDE

Tratamentos preventivos ou corretivos: qual é a melhor opção?

Por Daniela Hueb |
| Tempo de leitura: 3 min
Freepik
Aproveite o Dia dos Namorados pra cuidar de quem você ama
Aproveite o Dia dos Namorados pra cuidar de quem você ama

Prezado Leitor,
Segunda é Dia dos Namorados e muita troca de presente acontece. Já parou para pensar que esse pode ser o momento para que vocês troquem tratamentos que ajudem a deixá-los com mais autoestima? O autocuidado e o amor-próprio são muito importantes na relação,  se quem ama cuida, quem se ama também se cuida!

Existem várias opções para cuidar da pele e do corpo, e você e seu parceiro ou sua parceira podem escolher entre tratamentos preventivos ou corretivos. Nessa coluna, eu explico mais sobre o tema e trago algumas opções!

Tratamentos preventivos ou corretivos: qual é a diferença entre eles?

Os tratamentos estéticos preventivos são realizados com o objetivo de prevenir o aparecimento de rugas, manchas na pele, gordura localizada e flacidez, por exemplo.

Esses tratamentos geralmente são iniciados quando a pessoa ainda não apresenta sinais visíveis de envelhecimento e são realizados para manter a saúde e a aparência jovem da pele.

Já os tratamentos estéticos corretivos são realizados quando uma pessoa já apresenta sinais visíveis de envelhecimento ou de outros problemas estéticos, como cicatrizes, marcas de acne, flacidez e celulite. Esses tratamentos são realizados com o objetivo de corrigir ou minimizar esses problemas, melhorando a aparência da pele.

Agora, conheça as opções de tratamentos

→ Preventivos

> Aplicação de toxina botulínica

Apesar de muitos pensarem que a toxina botulínica tem caráter apenas corretivo, ela funciona mais como prevenção. Recomendamos aplicar toxina a partir dos 25 anos para evitar as rugas estáticas

Isso se deve ao fato de que a toxina botulínica atua bloqueando a liberação de um neurotransmissor que controla a atividade dos músculos, fazendo com que eles relaxem, o que pode ajudar a suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto.

> Skincare diária

Quando usamos vitamina C, protetor solar, hidratante e demais séruns rejuvenescedores, é mais simples manter nossa pele saudável. Por isso, a skincare é tida como um tratamento preventivo dos mais essenciais.

Para saber quais produtos usar, marque com seu dermatologista. Assim, você evita gastar dinheiro à toa ou até provocar alergias e excesso de oleosidade na pele.

> Limpeza de pele

A limpeza de pele tem como objetivo remover impurezas, células mortas, comedões (cravos), miliums (pequenos cistos brancos), além de proporcionar uma hidratação profunda da pele.

É essencial para manter a saúde da pele, pois a sujeira e as impurezas podem obstruir os poros, favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas, além de deixar o rosto com uma aparência opaca e sem vida.

→ Corretivos

> Peelings

Os peelings podem ser feitos de forma química, com aplicação de ácidos, ou mecânica, que acaba sendo mais suave. O objetivo é remover células mortas e estimular a renovação celular.

Em geral, eles facilitam o surgimento de uma pele mais nova e saudável, evitando rugas e marcas na pele. Também deixam a pele mais macia, absorvendo melhor produtos de skincare. Ao fazer peelings com certa frequência, é mais fácil manter a pele bonita e saudável.

Eles são uma opção tanto para corrigir marcas, mas também para preveni-las, pois ajudam na renovação constante.

> Microagulhamento

O microagulhamento é um procedimento estético que envolve o uso de um dispositivo manual ou elétrico com várias agulhas muito finas e pequenas, que são usadas para perfurar a pele em várias profundidades e criar microcanais.

Esses microcanais estimulam a produção de colágeno e elastina na pele, promovendo a regeneração celular e melhorando a aparência de cicatrizes, linhas finas, rugas, manchas e outras imperfeições da pele.

Porém, o microagulhamento também pode ser considerado um tratamento preventivo, já que estimula nossa pele a produzir sempre colágeno novo.

> Ultrassom micro e macrofocado

Esse procedimento é feito a partir de um aparelho que emite ondas em regulagens diferentes — que vão variar dependendo da área a ser tratada. Por exemplo, as ondas microfocadas são ideais para tratar o rosto, já as macrofocadas servem para as diversas regiões do corpo.

O tratamento age diretamente na quebra de células de gordura, melhorando o contorno do corpo, e no estímulo à produção de colágeno.

Claro que esses são só algumas das opções de procedimento. Seu dermatologista ainda pode indicar um combo de tratamentos para você e seu parceiro ou sua parceira, trazendo resultados mais rápidos e eficazes. Então, que tal marcar uma consulta em dupla com seu amor?

Comentários

Comentários