SUPERAÇÃO

Sino na oncologia do Estadual anuncia fim de tratamento e irradia esperança

Ao tocá-lo 3 vezes, paciente comunica a todos o fim do ciclo de quimioterapia, o que também fortalece quem ainda passa por ele

03/06/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação/ ACI-Famesp

Sino inaugurado por Luciana, com Simone Adorno
Sino inaugurado por Luciana, com Simone Adorno

Como se comemora uma vitória? Existem várias formas, principalmente quando a saúde triunfa e é restabelecida. Quem vivencia essa conquista, comumente afirma que tudo fica mais profundo e com vários significados. Para marcar um êxito assim, o Hospital Estadual de Bauru (HEB) ganhou e instalou o "Sino da Superação", que deve ser tocado três vezes pelos pacientes que concluem a quimioterapia. Além de marcar o fim do tratamento, leva esperança a quem ainda o enfrenta.

A cerimônia de entrega do sino foi realizada na última semana. Ele chegou pelas "mãos" da técnica de enfermagem Graziela Aparecida dos Santos, que sempre nutriu o desejo de trabalhar no setor de quimioterapia do hospital, por ser um ambiente diferenciando. A fase pesada enfrentada por quem luta contra o câncer, no entanto, a tocava.

"Chegam tristes por conta do diagnóstico e o sino é um o momento de alegria", comenta. Ela obteve o sino por meio de uma conversa com a equipe da oncologia. Depois, a paciente Luciana Peleja Carvalho fez a doação. Quando tentava engravidar, Luciana descobriu um carcinoma no útero, em 2021. Foi quando ela e o marido decidiram procurar o tratamento de fertilização in vitro, porque não conseguia engravidar e não havia um motivo aparente.

DIAGNÓSTICO

"Fizemos todos os exames preparatórios para a fertilização, e aí a gente descobriu", lembra Carvalho. Em outubro de 2022, Luciana passou muito mal e nos exames constatou que seu útero estava com pontos de necrose e o ovário esquerdo com 17 centímetros. Precisou retirar útero e ovário. Em seguida, começou a quimioterapia. Durante o tratamento, conta ter olhado para os pacientes e, percebendo onde Deus tinha lhe trazido, pensou: "Não é à toa que eu estou aqui e eu preciso fazer algo por esse lugar e pelas pessoas".

Para Luciana esse sino não é apenas um símbolo, mas também um estímulo aos que estão passando pelo tratamento, de modo que, como ela, possam ter a força, determinação e entendam a vida como ciclos. O sino nada mais é do o término de um, o da quimio, o que é uma vitória. "Cada um que tocar esse sino sabe o que passou em casa, porque aqui é só um pedacinho", relata.

EQUIPE

A Oncologia do Hospital Estadual de Bauru atende, em média, 1.300 pacientes por mês, entre adultos e crianças. São cerca de 1.700 sessões de quimioterapia, mensalmente. Para Simone Adorno, supervisora da quimioterapia do HEB, o encerramento da quimioterapia é um momento de alegria para toda a equipe que acompanha o dia a dia dos pacientes na unidade.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.