SAÚDE

Colo e do pescoço pedem mais cuidado. Saiba o que fazer

Por Daniela Hueb |
| Tempo de leitura: 3 min
Pixabay

Prezado leitor,
A pele do pescoço e do colo é uma área particularmente vulnerável, pois acaba sendo negligenciada durante a rotina de cuidados da pele. Sem contar que, nesta área, a pele é muito fina e delicada e requer uma atenção especial.

O cuidado adequado com a pele de seu pescoço e colo pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce, manchas e linhas finas. Na coluna de hoje, trato desse tema. Vem comigo!

A pele do colo e do pescoço: conheça mais
A pele do colo e do pescoço é mais fina e sensível porque contém menos glândulas sebáceas e sudoríparas que a pele do resto do corpo.

Dessa forma, costuma ser mais seca e predisposta ao ressecamento e descamação, devido às condições atmosféricas e à exposição ao sol. Se você esqueceu o hidratante num dia, já sente logo na sequência o ressecamento no dia seguinte, por exemplo.

Por ser tão fina, ela é mais propensa ao desenvolvimento de rugas e linhas de expressão, além de manchas, especialmente devido à exposição ao sol diariamente sem filtro solar.

Quando a pele dessa região já está com rugas e manchas, o que fazer?
Existem alguns tratamentos que dão ótimos resultados, podem ser combinados entre si ou com cremes e séruns para potencializar (sempre com indicação do dermatologista). Veja alguns deles:

> Microagulhamento
Realizado usando pequenas agulhas em uma espécie de caneta ou roller. O médico vai passando as agulhas na pele de acordo com a profundidade necessária para que a pele se regenere e também aplica substâncias que ajudam nesse processo.

> Ultrassom microfocado
Ele faz um efeito lifting na pele do pescoço, porque age diretamente nos músculos, trazendo mais firmeza à região. É um tratamento que pode ser feito durante o verão e tem resultado a longo prazo.

> Bioestimuladores de colágeno
Os bioestimuladores são injetados na região do pescoço e ajudam a restaurar o colágeno, deixando a pele mais lisa e firme. Também é um tratamento que traz resultados a longo prazo.

> Ácido hialurônico
Injetar ácido hialurônico é um tratamento conhecido como skinbooster e serve para aliviar rugas finas que surgem no pescoço, às vezes, até antes do tempo.

> Toxina botulínica
Injeções de toxina botulínica na região do pescoço e no contorno da mandíbula permite relaxar os músculos. Quando esses músculos estão muito ativos, eles puxam as laterais inferiores do rosto para baixo, piorando a flacidez.

E quais os cuidados que devemos ter?
O uso de protetor solar diariamente é essencial porque evita o envelhecimento causado pelo sol e também possíveis manchas. Deve ser reaplicado sempre que você suar ou ficar muito em exposição ao sol.

O uso de hidratante também precisa ser diário. É interessante usar um hidratante mais potente e próprio para esse tipo de pele, como os enriquecidos com ácido hialurônico e vitamina E.

Seu dermatologista também pode indicar séruns e cremes para a região, dependendo da sua necessidade.

Evitar banho com água quente é mais uma dica para que a pele não fique ainda mais ressecada.

Não se esqueça: seu dermatologista é a pessoa mais recomendada para ajudar você nesse tipo de cuidado!

Um grande abraço e até o próximo domingo,

Daniela Hueb

Comentários

Comentários