FEITO INÉDITO

Cavalo Quarto de Milha de Bauru é o melhor reprodutor do País pela 7ª vez

Por Tânia Morbi | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Paulo César Rebeis Farha destaca a tradição de 51 anos de sua família na criação de cavalos (veja foto no final)
Paulo César Rebeis Farha destaca a tradição de 51 anos de sua família na criação de cavalos (veja foto no final)

Conhecido como 'Lenda Branca', o cavalo El Shady Zorrero, da fazenda Caruana, de Bauru, conquistou um feito inédito. Pelo sétimo ano, ele foi considerado o melhor reprodutor do Brasil no ranking da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), em 2022. El Shady se destaca na categoria Trabalho, subdividida em 22 modalidades esportivas.

A premiação ABQM Awards foi entregue no último dia 27, em São Paulo, e confirmou a vocação da cidade como um dos berços da raça. Embora o animal tenha morrido em 2021, também recebeu o status de reprodutor mais pontuado do ano hípico 2021-2022 da entidade.

As conquistas continuam possíveis porque as pontuações de El Shady se referem ao desempenho de seus filhos, que somam mais de 600 Brasil afora, informa seu proprietário, Paulo César Rebeis Farha. "No ranking da ABQM, os pais vão sendo premiados em função do desempenho dos filhos. E ele é o maior pai da ABQM, o que mais produziu em todos os tempos. Então, foi premiado sete vezes como melhor pai do ano. É considerado o melhor pai de todos os tempos da raça, desde a criação da Associação", reitera.

O ranking é definido por um sistema automatizado que soma, durante o ano, a pontuação dos filhos dos reprodutores. Quanto maior o número de competidores em uma determinada categoria, maior é a pontuação, conforme explica Paulo. Em 2022, El Shady conquistou 2.491,75 pontos.

Na categoria Trabalho, são consideradas as competições de velocidade e agilidade, divididas em 22 modalidades esportivas, como baliza, tambor, laço, vaquejada, apartação, rédea, trabalho, entre outras.

Paulo Farha acrescenta que as premiações são importantes para a valorização do animal, mas também por mostrar o resultado do trabalho desenvolvido pelo criador. "Se ganhamos, é porque estamos produzindo geneticamente produtos superiores. Se não ganhamos, não está sendo produzindo o que tem de melhor", avaliou.

O produtor conta que sua família possui uma tradição de 51 anos na criação de cavalos em Bauru, e o objetivo é sempre superar o trabalho do ano anterior. Com El Shady Zorrero se certificaram do trabalho desenvolvido.

Paulo afirma, no entanto, que outros produtores da região sempre se destacaram nacional e internacionalmente na criação de cavalos de raça. "Bauru é uma região bem forte do Quarto de Milha. Tem criadores muito importantes, que estão sempre sendo premiados", garantiu.

El Shady obteve a pontuação por conta do desempenho de seus filhos, que somam mais de 600 pelo Brasil
El Shady obteve a pontuação por conta do desempenho de seus filhos, que somam mais de 600 pelo Brasil

Comentários

Comentários