Arquitetura atual e os túmulos

Por José Xaides Sampaio Alves | 28/01/2023 | Tempo de leitura: 1 min

O autor é professor, doutor – Unesp Bauru

Deem uma volta nos diversos bairros ditos nobres, fechados especialmente, e observem a síntese formal da maioria das casas de volumes cúbicos agregados, de platibandas a esconder telhados. É uma repetição mortal de um modelo formal tornado único... Acabou a poesia?

Circular nesses bairros, observando as casas, gera tédio pela monotonia de pequenas variações sobre um mesmo referencial formal, do volume. ...Precisam de novo inovar e criar. Parece já ter se esgotado um repertório caro e hipócrita de arquitetura.

O espaço do lar sequer tem mais a espiritualidade de um telhado ou laje inclinada à vista, ou uma chaminé que expresse o sentido de lar, de lareira, fogão, fogo...comida, família unida no seu entorno. Ficou cansativo... Pior, já não há muita diferença entre o volume das casas e dos túmulos. É só uma questão de escala e de tempo. Não é à-toa que a arquitetura está perdendo espaço para a decoração interna. O conteúdo perdeu pro continente, como ensina Bruno Zevi.

Em minhas aulas provocativas de urbanismo, faço experiências com fotos aéreas, colocando na mesma escala alguns desses bairros de "luxo" e alguns cemitérios. É difícil o leigo distinguir entre um e outro. Também comparo os volumes das casas e dos túmulos. Nas casas trocam-se algumas paredes por panos de vidros e cortinas, afinal ainda se precisa de alguma luz quando se está vivo.

Quando os bairros são murados, os muros dos dois casos os aproximam ainda mais... locais de morte da cidade moderna. Bem, poderíamos nesse caso dos bairros colocar nos seus portais neomedievais, ainda uma placa, com os dizeres: Aqui Jaz a Cidade Democrática.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.