PODA E LIMPEZA

Com chuvas, mato cresce rápido e vira transtorno

Por Luana Nascimbene | Jornal de Jundiaí
| Tempo de leitura: 2 min
Daniel Tegon Polli
Na rua Nancy Carlota Netto, no bairro Eloy Chaves, o mato alto cobre até o banco de uma praça pública
Na rua Nancy Carlota Netto, no bairro Eloy Chaves, o mato alto cobre até o banco de uma praça pública

As chuvas intensas do início deste ano têm causado transtornos para moradores de Jundiaí, entre eles, o crescimento acelerado do mato, inclusive em áreas públicas. De acordo com a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (Ugisp) da Prefeitura de Jundiaí, ao todo, desde o início da Operação Verão, em dezembro de 2022, já foram cortados 2 milhões de metros quadrados de mato.

São as chuvas e o calor os fatores que desencadeiam o maior crescimento da vegetação daninha, que chega a aumentar 9 cm por dia, a depender da espécie, neste período. Por semana, cerca de 600 mil metros quadrados de mato são roçados na cidade.

TRANSTORNOS

Em alguns locais públicos, como praças, calçadas e córregos, moradores do entorno reclamam da altura que o mato se encontra. Na região da Vila Rio Branco, uma praça com mato alto causa preocupação em quem mora e passa pelo local. De acordo com a cabeleireira Rosimarie, de 61 anos, o lugar passa a sensação de abandono pela altura do matagal. "Eu e os outros moradores chamamos o serviço da prefeitura, ligamos para o 156 e eles vêm e podam, o problema é que cresce muito rápido. Duas semanas e a praça já está com mato de um metro. A última vez que podaram foi há três semanas e o matagal já esconde uma pessoa. A sensação é que a praça está totalmente abandonada", lamenta a moradora.

Morador da região há mais de 40 anos, Osvaldo Vasques, de 75 anos, admite que sempre que chove o mato cresce muito rápido e a maior preocupação é a falta de segurança que a situação causa. "Com o mato alto, algumas pessoas desconhecidas no bairro e até usuários de drogas se escondem na praça. Os moradores ficam com medo, eles esperam as pessoas saírem e entrarem nas casas à noite para tentar assaltá-los. Infelizmente já aconteceu várias vezes", explica Vasques.

Além da Vila Rio Branco, a reportagem observou mato alto, na última segunda-feira (23), em uma praça no bairro Eloy Chaves.

TRABALHO

A prefeitura informa que os trabalhos de corte de mato e limpeza de áreas verdes seguem com as atividades diárias na cidade, bem como os mutirões aos finais de semana, visando assim atender as avenidas e ruas de fluxo de transporte público em horários que tragam menor impacto. Para o trabalho, são 27 equipes de áreas verdes formadas por 320 pessoas.

Neste período que antecede o retorno das aulas, as equipes também atuam nas unidades escolares e áreas de atividades de desemparedamento da infância.

A programação semanal pode ser consultada no site da Prefeitura de Jundiaí. Nesta semana as equipes estarão espalhadas por todas as regiões da cidade realizando corte dos matos altos.

Comentários

Comentários