SEM AVISO

Ônibus de Campinas passam a operar em 'horário de férias' a partir desta segunda

Por Felipe Pereira | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Luis Eduardo de Sousa/Sampi
Ônibus que liga Joaquim Egídio ao Centro de Campinas pode ser alterado, mas tabela só vai ser conhecida a partir desta segunda-feira, 26
Ônibus que liga Joaquim Egídio ao Centro de Campinas pode ser alterado, mas tabela só vai ser conhecida a partir desta segunda-feira, 26

Se a qualidade da prestação do serviço de transporte público em Campinas rotineiramente já gera reclamações, a partir desta segunda-feira, 26, andar de ônibus vai ser ainda mais complicado. Isso porque entrarão em vigor as tabelas do chamado 'horário de férias', medida que resulta em menos coletivos nas ruas e maior intervalo entre as viagens.

Um detalhe que chama a atenção é que tudo indica que o usuário só vai saber o horário de cada ônibus quando já estiver no ponto e o veículo passar. A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) não fez nenhuma divulgação prévia e, no site oficial, os novos horários não estão dispníveis.

A Sampi Campinas já contou que muitos usuários estavam irritados antes mesmo do início das férias deste ano, pensando que as novas tabelas haviam começado, o que foi negado pela Emdec.

A reportagem questionou o motivo da medida, e a resposta foi que "a adequação se faz necessária por causa da redução de passageiros". No entanto, ainda conforme apuração da Sampi, alunos de escolas municipais são transportados em ônibus exclusivos, e as férias dos estudantes de colégios técnicos e unidades estaduais não refletiriam em uma redução tão grande da demanda.

"Eu acho um absurdo isso. Tirando ônibus, vai lotar ainda mais os outros e só vai piorar essa condução, que já é péssima", afirmou a supervisora de loja Maria Aparecida Ramos.

O porteiro José Cláudio Nascimento também desaprova a medida. "Acho que vou demorar mais ainda para chegar em casa, porque o ônibus vai demorar a passar", disse, sem saber se a linha 342 (que liga o Jardim Aliança à Rodoviária) vai ser afetada.

O que se sabe é que aproximadamente 100 linhas do transporte público serão alteradas, com redução de 10% a 15% da frota que circula em cada uma delas -o que afeta todas as regiões da cidade.

Comentários

Comentários