ECONOMIA

PEC da Transição (Fura Teto)

25/12/2022 | Tempo de leitura: 3 min

Após aprovar a PEC da Transição, que além de garantir o valor para o Auxílio Brasil (ou Bolsa Família) também liberou recursos para o novo governo eleito ampliar os gastos públicos. Os gastos com o social são necessários, mas a gastança prevista não ajuda em nada no controle da economia. Como será apenas de um ano, menos ruim, mas chegou o momento do presidente eleito, Lula, vir a público e assumir que praticará responsabilidade fiscal, o que não ocorreu até agora. O país não conviver com incertezas.

Nova âncora fiscal: o que é isso?

Depois de desrespeitar o Teto de Gastos com inúmeras Emendas a Constituição, discute-se a introdução no país de nova âncora fiscal. Discute-se a possibilidade de essa âncora ser as sobras primárias, isto é, totalizar as receitas e despesas, sem considerar o serviço da dívida pública (juros), fixando um percentual máximo para isso. Caso não esteja atingindo esse percentual, contingencia os recursos.

Visão crítica

Os políticos abandonaram a essência do Teto de Gastos. A ideia era estabelecer um limite máximo de gastos no ano zero, depois corrigir os valores pela inflação, forçando o Executivo e o Legislativo a negociarem a alocação dos recursos. É certo que a pandemia bagunçou um pouco essa métrica, mas passado o momento mais agudo da pandemia, o certo era ter voltado a essa essência, mas não é isso que se observa. Como não conseguem obedecer a regra, busca-se uma opção. É assim que pensam os políticos.

PIX bate novo recorde: 100 milhões de transações em 24 horas

O sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC) o PIX bateu novo recorde na terça-feira passada, dia 20: superou a marca de 100 milhões de transações em 24 horas. Para ser exato foram 104,1 milhões de transferência para usuários finais. O pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário é uma das explicações para que fosse atingido esse volume. A boa notícia é que o sistema funcionou sem instabilidade. O recorde anterior foi registrado em 30 de novembro (pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário) com 99,4 milhões de transações.

Novo governo irá taxar o PIX?

Muita gente tem me abordado querendo saber se o PIX será taxado, ou seja, cobrada uma tarifa. Pelo que apurei, não. Fernando Haddad, novo ministro da Fazenda, foi taxativo em negar essa possibilidade. Por enquanto, é somente especulação. Vale destacar que a cobrança de tarifa do PIX na pessoa jurídica está liberada. Alguns bancos não cobrem por deliberação própria. Empresário: vale a pena negociar.

Não se esqueça de organizar as finanças do lar

Faltam poucos dias para chegarmos em 2023. Mesmo com o dia corrido a orientação é que você dedique uma parte do dia para organizar as finanças do lar. Entendo que dará um grande e importante passo para iniciar 2023 com mais segurança no tocante aos compromissos financeiros que deverão ser honrados. Faça uma planilha confrontando sua renda com seus gastos e faça um esforço que haja sobras.

Você no comando

Não "terceirize" a gestão financeira de sua casa. Assuma o comando. Tenha conhecimento de tudo que gasta e trace metas de resultados positivos, isto é, trabalhar com sobras de caixa. Você perceberá que sua qualidade de vida será superior. Sei das dificuldades enfrentadas por muitas famílias, mas a solução está em cada um dos envolvidos. Chame a família, abra o jogo, fale francamente sobre a real situação financeira da casa e, na solidariedade, encontre soluções para garantir boa saúde financeira. Você sempre no comando.

Mude já, mude para melhor!

Hoje é dia Dele: comemorar o nascimento de Jesus Cristo. Espero que tenha tido uma passagem em família e que a confraternização, a harmonia, e acima de tudo o bem querer, tenham sido a tônica neste Natal. Aproveite para mentalizar coisas boas, refletir sobre a vida e acima de tudo de como podemos ser felizes e repartir a felicidade. Um Santo Natal a todos!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.