Dezembro Verde: Mês de prevenção aos maus-tratos a animais e abandono

10/12/2022 | Tempo de leitura: 2 min

A Coluna Animal dessa semana vai trazer um tema dos chamados “Meses Temáticos”, ou seja, o mês em que é lembrado por algum assunto relacionado aos animais, no caso, Dezembro foi escolhido para ser o “Dezembro Verde” mês de combate aos maus tratos e, também, ao combate do abandono de animais, infelizmente, muito comum nessa época do ano.

A Campanha Dezembro Verde foi idealizada no Ceará em 2015 pelo ativista Francisco Alex Carlos Paiva (Alex Paiva), natural de Sobral, que sentiu a necessidade de alertar sobre o abandono de animais diante de tristes estatísticas, de lá pra cá, todo mês de dezembro, ocorre esssa campanha, em nivel nacional, para alertar os tutores de animais, que por ser mês de férias escolares, além de festas de Natal e de Ano Novo, os pets não devem ficar sozinhos em casa enquanto os tutores estão fora de casa. Eles devem sempre levar ou deixar um vizinho ou uma baba pet responsavel por cuidar dos animais, quando estiverem fora de casa. Deixar o pet sozinho, por muitos dias, sem nenhum responsável por cuidar dele, caracteriza crime de maus-tratos, previsto na lei federal 9605/98, artigo 32 na lei federal 14.044/20, que pune em especial quem maltrata caes e gatos.

Hoje não tem mais desculpa para deixar os pets sozinhos em casa, existem vários servicos de babá pet, que são especializados em cuidar da alimentação do pet, higienizaçao do local onde ele vive e, também, por enviar fotos e videos para os tutores dos pets, além de fazer companhia e promover entretenimento para eles. Essa é uma ótima opção, assim o pet não fica longe de sua casa, apenas fica longe de seus tutores, o que para alguns pets pode levar a um stress de separação. Daí a necessidade de avaliar a possibilidade e necessidade de levar o pet na viagem.

Caso você tome conhecimento de animais que foram abandonados ou estao trancados em casa há muitos dias, sem nenhum cuidando, acione, de segunda a sexta feira, das 8h às 17hs, a Secretaria do Meio Ambiente de Bauru (SEMMA), através do telefone (14) 3239-2766 ou pelo email: dara@bauru.sp.gov.br, e informe o endereço do local, contando o que está acontecendo com aqueles animais. E, também, envie fotos dos animais. Nos finais de semana, tem que ligar no 190 da Policia Militar (PM). Também é possivel denunciar os maus-tratos no site da Policia Civil do Estado de São Paulo.

Os animais não tem voz, somos a voz deles, abandono e maus-tratos são crimes, denuncie! Muitas vezes o animal só tem aquela chance e depende de você para salvar a vida dele. Não seja omisso, denuncie o quanto antes e para os órgaos competentes.

Thaís Viotto

Presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru) e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.